Frutas exóticas são ricas em nutrientes

Frutas exóticas são ricas em nutrientes e ainda movimentam o mercado

Nos mercados e feiras sempre há a oferta dos mesmos tipos de frutas. Banana, morango, maçã, laranja, manga e poucas outras cultivadas pela agricultura de larga e pequena escala. Até mesmo nos produtos que consumimos, os ingredientes são bem comuns. Porém, o diferencial é para quem resolveu investir nas frutas exóticas, seja na feira, ou em vendas exclusivas. Pois, mesmo produzidas em pequena escala, o mercado das frutas exóticas é bem atrativo. O preço por conta disso costuma ser um pouco mais elevado para quem compra, mas pode ser lucrativo para quem as comercializa.

São consideradas frutas exóticas aquelas que têm sua origem diferente do local onde são comercializadas. São pouco conhecidas pela população e encontradas com mais facilidade na região em que são produzidas. É comum que as frutas exóticas tenham um valor mais elevado que as demais, uma vez que não são produzidas em alta escala.

As frutas exóticas apresentam formato, cor, aroma e sabor que chamam a atenção. Além disso, também apresentam diversos benefícios para a saúde, com nutrientes e vitaminas que contribuem com o funcionamento do corpo.

O sabor e o formato delas costumam ter uma característica incomum. Podem ser frutas raras, estranhas e algumas, até divertidas. Alguns exemplos de frutas exóticas, bem mais encontradas hoje, são: lichia, kiwi, carambola e pitaya, porém não são originárias do Brasil, mas, já vem sendo cultivadas em escala considerável, por aqui.

É sempre recomendável ter cuidado ao consumir frutos ou partes de plantas que não conhecemos, para não nos surpreendemos com uma intoxicação alimentar. Mas é interessante saber que existem muitos outros frutos que poderíamos incluir em nossas dietas e que trariam diversos benefícios que nosso corpo precisa.

Com sabores peculiares, as frutas que são consideradas exóticas não são facilmente encontradas nos supermercados, mas esbanjam nutrientes e apresentam, na maioria das vezes, formatos, cores, texturas e sabores bastante diferentes.

As frutas exóticas podem ser consideradas aquelas que não são originárias do Brasil e também as que são nativas daqui mas possuem uma aparência excêntrica. Por isso, elas costumam causar estranheza às pessoas que moram em um local onde elas não são cultivadas.

Conheça algumas destas frutas exóticas:

Siriguela (Spondias purpurea)

Rica em vitaminas A, B e C e em minerais como cálcio, fósforo e ferro. A siriguela é comum na Caatinga e no Cerrado.

Jenipapo (Genipa americana)

Rica em vitamina C e B e ferro e cálcio, essa fruta é da Mata Atlântica e Amazônia.

Mandacaru (Cereus jamacaru)

Rico em água, sódio, magnésio e fósforo, é uma fruta adocicada que contém espinhos e pode ser encontrada no Nordeste.

Cupuaçu (Theobroma grandiflorum)

Rico em vitamina C e fósforo, o cupuaçu é um parente do cacau, de polpa doce e azeda e aromática, e pode ser encontrado na Amazônia.

Maná

É uma fruta brasileira, da Amazônia, que pode ser encontrada nas cores vermelha, laranja ou amarela. A mana contém uma pele fina e resistente sendo revestida com uma penugem parecida com o pêssego. Possui um sabor suave semelhante ao tomate, mas um pouco mais ácida. Contém cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B e C.

Seu consumo ajuda no funcionamento do sistema nervoso e no bom desempenho das funções cerebrais, além de promover benefícios para a pele, auxiliar na redução da taxa de colesterol, das triglicérides e dos níveis de glicemia no sangue. Também é rica em fibras, proteínas e sais minerais.

Pitomba

A pitomba é uma fruta da região da Amazônia e da Mata Atlântica que também é conhecida como olho de boi, pitomba da mata e pitomba de macaco. A polpa da pitomba fica protegida por uma casca dura e quebradiça de cor marrom. Sua polpa é esbranquiçada, bem suculenta, levemente ácida e doce, de sabor bem agradável.

Possui cerca de 30 calorias por unidade, grande concentração de vitamina C, A, ferro, cálcio e com ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres. Com isso, previne o envelhecimento precoce da pele e fortalece o sistema imunológico.

Frutas exóticas estrangeiras, mas que já são cultivadas, no Brasil

Jaca (Artocarpus heterophyllus)

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban), a jaca é uma das frutas mais exóticas já consumidas no Brasil, tem origem na Índia, mas é cultivada no Brasil, há séculos. É rica em antioxidantes, previne o envelhecimento celular e inflamações em geral e ainda auxilia no controle da pressão arterial;

  • Melhora a função intestinal: a jaca é muito rica em fibras. A concentração desse nutriente é acima da média da maioria das frutas. Com isso, a jaca contribui para manter o intestino saudável;
  • Pode ser utilizada em uma estratégia para prevenção da anemia, já que é fonte de ferro de alta disponibilidade e também de vitamina C, que ajuda na absorção do ferro.
  • É uma boa fonte de carboidratos, fornecendo bastante energia, podendo ser ótima opção de lanche no pré e no pós-treino.
  • Rica também em vitamina A.

O caroço da jaca cozido, assado é um petisco saudável, com gorduras de excelente qualidade e que contribuem para trazer mais proteínas e carboidratos para a dieta. Outra forma de usar a farinha dos caroços de jaca é no preparo de bolos, pães e até pudins.

E suas folhas também são usadas para um saboroso chá. Não por acaso é a queridinha entre os vegetarianos.

Cherimoia (Annona cherimola Mill)

Originária de terras altas, a Cherimoia é produzida em países da América do Sul com mais de 1.500 metros de altitude, como a Colômbia, Peru e Bolívia. No Brasil, ela é pouco cultivada, sendo mais comum na Serra da Mantiqueira, em São Paulo.

Apresenta polpa cremosa, adocicada e sementes pretas. Sua casca é verde e a superfície formada por carpelos nivelados.

É uma fruta rica em vitamina A, auxiliando na saúde da pele e dos olhos. Também possui vitamina C, sendo importante para o funcionamento do sistema imunológico, além de ter ação antioxidante e auxiliar na produção de colágeno.

Granadilha (Passiflora ligularis)

Sua origem são as montanhas do México e da América Central e seu plantio é comum na Colômbia, que apresenta clima e solo que contribuem com seu desenvolvimento.

A granadilha tem uma casca dura e lisa e sua polpa muito semelhante a do maracujá, com consistência gelatinosa e sementes pretas. Com aroma e sabor próprio, esta fruta é muito utilizada no preparo de sucos, sorvetes e drinks.

É uma fruta com baixo valor calórico, rica em fitoquímicos que auxiliam no controle do colesterol e em fibras solúveis, que auxiliam na prevenção da diabetes.

Lichia (Litchi chinensis Sonn)

Lichia (Litchi chinensis)

Originária do sul da China, a lichia é mais facilmente encontrada no Brasil, sendo produzida em São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná.

São frutas pequenas, com casca avermelhada e rugosidades. Sua polpa é branca e suculenta, com sabor doce e levemente ácida.

A lichia é rica em vitamina C, apresentando quantidades maiores do que a laranja e o limão. Também possui muitas fibras. Seus nutrientes auxiliam na saúde do coração e na regulação do sangue, além de possuir efeitos anti-inflamatórios.

Longan (Dimocarpus longan)

Cultivada originalmente na China, a longan é também conhecida como olho de dragão.

Com uma única semente preta, essa fruta apresenta sabor suave e adocicado que se aproxima do melão.

É conhecida por suas propriedades fitoterápicas, além de ser rica em vitamina C e ferro, que juntos auxiliam no combate à anemia. Também é considerada uma fonte de potássio, fósforo, magnésio e cálcio.

Mangostão (Garcinia mangostana)

O mangostão tem origem na região tropical do sudeste da Ásia. É conhecido pelos nativos da região como a fruta mais saborosa do mundo. No Brasil, é produzido na região do litoral da Bahia e no oeste do estado de São Paulo.

Possui polpa branca de sabor doce e picante. Utilizado como suco, também pode ser consumido em cápsulas ou chá, liberando um princípio ativo que inibe a vontade de consumir doces.

Rico em vitaminas e minerais, possui ação anti-inflamatória, antiviral, antifúngica e antibiótica. Além disso, possui baixo valor energético.

Physalis (Physalis angulata)

A origem desta fruta são regiões com clima temperado, quente e subtropical. O principal país a cultivar a physalis é a Colômbia.

Seu sabor é refrescante e possui uma leve acidez, sendo parecido com tomate. É uma fruta pequena, com casca fina e de cor alaranjada, sendo cada fruto envolvido por folhas.

Seus nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico, purificar o sangue e diminuir taxas de colesterol.

Pitaya (Hylocereus undatus)

Originária da América do Sul, a pitaya vem se popularizando no mercado brasileiro.

Possui uma polpa gelatinosa, com sabor suave e adocicado. Sua casca é vermelha, porém seu interior pode ser branco ou rosa.

A pitaya é rica em vitamina A e C. Auxilia na proteção da mucosa gástrica e na melhora de inflamações. Também possui poder laxativo.

Caso tenha se interessado por cultivar alguma destas frutas maravilhosas, basta acessar o site do Buscar Rural e escolher a que mais lhe agradou. As mudas e/ou sementes, são de origem garantida.

Links pesquisados:

www.todamateria.com.br

www.ciclovivo.com.br

www.uol.com.br

www.super.abril.com.br

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email