Agricultura urbana

Agricultura urbana

Hortas orgânicas além de alternativas para uma alimentação saudável são altamente lucrativas

A agricultura orgânica é uma prática agrícola que tem se posicionado ao lado da cultura convencional e garantido um espaço importante no contexto urbano. Sempre com a proposta de ter alimentos mais saudáveis na mesa do consumidor.  Como a oferta nem sempre atende a demanda, as pessoas começaram a cultivá-los em suas residências.

E, já não é tão raro encontrar, mesmo quem mora em apartamento pequeno, achando um meio de fazer pequenas hortas em vasos, ou aparatos que o valha, para ter sua própria produção orgânica, seja por qual razão for. Com isto, os edifícios também acharam por bem, criar espaços no topo com este enfoque. E só cresce a ideia que se espalha naturalmente. Recebendo inclusive apoio da ciência para a produção de uma agricultura urbana, cuja base orgânica é o novo viés a ser explorado economicamente.

Na prática, já são aplicadas numa escala, que se ainda não é das maiores, têm caminhado a passos largos para se tornar. E claro, não se pode esquecer que as propriedades rurais, menores, são grandes incentivadoras dessa proposta. Além daqueles que usam qualquer espaço em casa mesmo, para o cultivo de suas hortas orgânicas. É assim, que surge a alternativa de negócio, principalmente, para quem tem áreas rurais próximas a algumas cidades, que produzem e distribuem diretamente ao consumidor.

A venda de produtos naturais, nos supermercados, tem aumentado gradativamente, tendência que proporciona diversas vantagens para a qualidade de vida.

Além disso, o cultivo de pequenas hortas orgânicas não demanda grande dedicação diária e as espécies são extremamente maleáveis, ou seja, podem ser plantadas em vasos, canteiros, jardins verticais e garrafas pets.

Alfaces plantadas em horta vertical

Cultivo de produtos orgânicos

Uma das maiores objeções para quem procura informações sobre como montar uma horta de grande porte é com relação à água. Afinal, a dúvida principal que surge é, se seria necessário ter uma grande quantidade de água disponível, além de um terreno preparado para o cultivo de hortas?

Logo de início você precisará ter um terreno próprio para montar seu sistema de hortas e o ideal é que seja na zona rural de seu município. Mas que ao mesmo tempo tenha fácil acesso às cidades vizinhas, de modo que forneça seus produtos para uma grande diversidade de lugares.

Todo o terreno precisará ser cercado com tela de alumínio para evitar animais no local, precisará ter uma represa ou um poço artesiano dentro do terreno. Pois essa será a principal necessidade de uma horta.

Além disso, existe todo um trabalho de adubação do terreno que precisará ser feito para cultivar suas hortaliças e montará ainda o sistema de irrigação para ter tudo muito bem instalado no seu novo cultivo.

Encontre um local ao abrigo de ventos fortes, no qual você possa ter fácil acesso e que receba bastante luz natural, pois a maior parte das espécies precisa receber de 4 a 6 horas de luz solar por dia. Caso o espaço que possua seja muito aberto, é possível colocar proteções de telas de sombrite.

Irrigação viabiliza a subsistência na terra seca

Para que as plantas consigam aproveitar melhor a luz solar, uma ótima estratégia é direcionar os canteiros no sentido Norte – Sul. Mas antes de sair espalhando suas mudinhas por aí, é fundamental saber qual é a necessidade de luz de cada espécie plantada.

O solo precisa ficar bem aerado, pois é desse modo que as raízes conseguirão absorver melhor os nutrientes. É preciso, portanto, mexer muito bem a terra e, somente depois disso, proceder à adubação, a qual deverá ser realizada nos meses de temperaturas mais elevadas, de setembro a março.

No sistema orgânico, os nutrientes fornecidos às plantas não podem ser oriundos da fertilização química. Para suprir as necessidades nutricionais, um dos recursos mais válidos e simples é a compostagem, cujas técnicas estimulam a atividade biológica do solo por meio da decomposição de matéria orgânica.

No plantio, leve em consideração as características de crescimento de cada espécie: plantas rasteiras precisam ser mais espaçadas em si, plantas muito altas deverão contar com tutoramento, tubérculos e raízes necessitam de um solo mais profundo.

Quando escolher o que vai plantar, tente comprar direto mudas que já tem folhas. Começar plantando com sementes sem ter muita prática, pode te prejudicar e acabar fazendo com que a cultura não vingue. Algumas sementes precisam ter um cuidado especial antes do plantio, e se você não souber disso, pode perder o que investiu.

Irrigação é primordial para o sucesso da sua horta orgânica

Os horários mais frescos do dia são os ideais para a realização da rega das hortas orgânicas, sendo eles antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas. Forneça a água diretamente nas raízes, evitando ao máximo molhar as folhas, as quais sofrem queimaduras quando as gotículas nelas depositadas são expostas a radiações solares intensas.

Uma ou duas vezes por semana, irrigue intensamente toda a plantação e, nos demais dias, forneça água de forma bem mais moderada. Uma dica de economia é fazer o aproveitamento da água de chuva.

O mato que brota espontaneamente nos canteiros deve ser retirado o mais cedo possível, seja por arranquio manual ou com instrumentos como enxadas e sachos. Esse procedimento evita a competição das plantas daninhas com as hortaliças.

Para evitar ou reduzir os problemas causados por pragas e doenças, podem ser usadas medidas preventivas e medidas curativas.

As medidas preventivas podem ser adotadas mesmo antes da instalação da horta; são mais abrangentes e referem-se a práticas como a utilização de cultivares resistentes, o plantio na época correta, a utilização de mudas sadias, a rotação de culturas, a adubação equilibrada das plantas e a preservação dos inimigos naturais das pragas.

As medidas curativas são mais restritas e visam atacar determinado problema que esteja ocorrendo, como exemplo de práticas temos: a catação manual de insetos, o arranquio de plantas doentes, a aplicação de caldas e produtos naturais e a aplicação de repelentes biológicos.

A colheita, tanto de frutos quanto de hortaliças folhosas, deve ser feita nas horas menos quentes do dia, de modo que a planta perca menos água no processo.

A contratação de funcionários será algo indispensável, caso a sua horta seja grande e necessite de manutenção constante. Mas lógico que em alguns casos o trabalho também pode ser realizado em família.

Hortas orgânicas: e o que pode, ou não, estar no mesmo espaço

No caso de temperos e de hortaliças, algumas espécies podem se beneficiar da proximidade, quando o crescimento é favorecido e o sabor é acentuado. Geralmente, são plantas que compartilham a mesma necessidade de luminosidade, água e épocas de plantio semelhantes.

Já as espécies antagônicas costumam pertencer à mesma família, motivo pelo qual competem por nutrientes ou são suscetíveis à mesma praga ou doença, de modo que quando uma é atacada, a outra também é afetada.

Outros aspectos determinantes são a competição das raízes por espaço ou quando as substâncias liberadas por uma inibem a germinação das sementes de outra. Existem ainda espécies solitárias, que preferem não dividir espaço com nenhuma outra planta, como a salsa, o coentro e a hortelã.

Pragas em hortas caseiras podem ser combatidas de maneira bem simples e com produtos orgânicos. Prefira o uso de receitas caseiras ou de venenos piretróides, que deixam de agir depois de 48 horas.

O primeiro passo é reconhecer cada tipo de praga e, assim, definir a melhor receita para combatê-las. As lesmas e caracóis costumam aparecer em solos úmidos e gostam de atacar durante à noite, furando e devorando folhas, caules e botões florais. Nem todas as espécies de formigas atacam as plantas. Atente também para as duas pragas sugadoras mais comuns no jardim: as cochonilhas e os pulgões.

Mapa das feiras orgânicas

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em parceria com o Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC) realizou um mapeamento das feiras de orgânicos de todo o Brasil. Foram destacados dados de localização dos principais alimentos comercializados, horários de funcionamentos e se possuíam mecanismos para comprovação de origem orgânica dos produtos.

A periodicidade das feiras mapeadas na pesquisa é variável, 115 delas são realizadas apenas uma vez por semana. A única que funciona diariamente é a Feira Orgânica do Jardim Bonfiglioli, em São Paulo. Quase todas as feiras oferecem frutas, legumes e hortaliças. Em 37 delas também é possível encontrar cereais, e em 36, produtos processados, como mel, doces caseiros, ervas, temperos, laticínios, pães, bolos, biscoitos, sucos, frango e carne bovina.

Confira o ranking das cidades que mantém feiras orgânicas e agroecológicas

  • Aracaju (SE) – 1
  • Belém (PA) – 1
  • Belo Horizonte (MG) – 7
  • Brasília(DF) – 20
  • Campo Grande (MS) – 2
  • Curitiba (PR) – 16
  • Florianópolis (SC) – 7
  • Fortaleza (CE) – 2
  • Goiânia (GO) – 5
  • João Pessoa (PB) – 3
  • Maceió (AL) – 1
  • Manaus (AM) – 2
  • Natal (RN) – 1
  • Porto Alegre (RS) – 6
  • Porto Velho (RO) – 1
  • Recife (PE) – 18
  • Rio Branco (AC) – 2
  • Rio de Janeiro (RJ) – 25
  • Salvador (BA) – 3
  • São Paulo (SP) – 9
  • Teresina (PI) – 3
  • Vitória (ES) – que 5

Para melhorar a qualidade da alimentação da população brasileira, baratear o custo de venda dos produtos orgânicos e ao mesmo tempo incentivar a produção e o consumo desses, o Idec criou uma excelente ferramenta de busca rápida que mapeia e cadastra feiras orgânicas em todo o país.

Além de você localizar a feira orgânica mais perto da sua casa, é possível incluir novas no site. Para ver o mapa acesse o link: www.feirasorganicas.org.br

Links pesquisados: 

www.cpt.com.br
www.sitiodamata.com.br
www.unis.edu.br
www.montarumnegocio.com
ww.revistacasaejardim.globo.com
www.wp.ufpel.edu.br

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email