Buscar Rural - seringueira

Investir em seringueira é bom negócio e dá retorno a médio e longo prazo

A seringueira é a árvore que produz o látex, a borracha natural e é um bom negócios que dá retorno a médio e longo prazo. 

Muitos agricultores decidem não investir em seringueira porque o ciclo é longo, até que ela comece a produzir, isso porque são 18 meses para se formar uma muda e outros sete anos para começar a produzir o látex. 

A vantagem é que, depois que começa a produção, a árvore tem, em média, 35 anos produzindo, além disso, a árvore produz látex quase o ano todo, podendo atingir 10 ou 11 meses. 

Diferenciais da seringueira

E mais, quando encerra a etapa reprodutiva, a seringueira pode ser cortada e sua madeira comercializada. 

Outro diferencial de plantar seringueira é que, alguns estados consideram a árvore como parte da reserva legal,  com isso, o produtor planta a seringueira para atender à legislação, e ainda pode retirar o látex. 

Atualmente, de acordo com a Apabor – Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha, o estado de São Paulo tem 133 mil hectares de seringueira. 

E mais da metade dessas árvores estão em plena produção, além disso, a seringueira tem rendimento líquido anual, por hectare, de aproximadamente R$ 5.700, isso de acordo com o Instituto de Economia Agrícola, a cotação do coágulo fechou abril de 2021 na média de R$ 4,09 por quilo. 

Origem  

A seringueira é uma árvore de origem amazônica, que se adapta em regiões com temperatura média acima de 25ºC. 

Assim, ela pode ser cultivada na maior parte do Brasil principalmente em regiões de inverno seco e chuva no período de refolha, entre agosto e setembro, são ideais para a seringueira. 

O solo para a seringueira deve ter textura média e boa profundidade. 

Evite terrenos com inundações periódicas e mal drenados . 

Até que comece a produzir, esta planta precisa de alguns cuidados específicos, acima de tudo adubações; controle de ervas daninhas e pragas; e desbrota, com  eliminação dos brotos laterais até 2,4 metros de altura.

VEJA TAMBÉM:

Financiamento

Você pode optar por várias linhas de crédito e financiamentos para produzir a seringueira. 

O plantio pode ser consorciado com outras espécies, ou até com pasto, além disso oferece uma alternativa rentável, de plantar e colher culturas que produzam mais rapidamente. 

O mesmo acontece quando se junta o gado com esta árvore, assim, a geração de renda não para, enquanto se espera a seringueira começar a produzir.

Com a árvore crescendo, vem também a sombra, que diminui a temperatura. 

Isso pode ser muito interessante para alguns cultivos.  

É fundamental avaliar o que entrosaria melhor com a seringueira, na região onde está a propriedade. 

Café, soja, arroz, milho, abacaxi e hortaliças são opções com bons resultados, para consórcio com esta árvore sendo que ela também é eficiente no controle do efeito estufa, pois armazena uma quantidade de carbono equivalente às florestas naturais. 

Bom Negócio

A demanda interna por látex segue maior que a oferta, no Brasil. 

Cerca de 70% da borracha natural consumida aqui vem de fora, o que significa que investir nesta espécie é um bom negócio. 

Hoje, o consumo ultrapassa 300 mil toneladas por ano, e estima-se que em 2030 alcance um milhão de toneladas. 

Como a produção de látex demora a iniciar, o momento de plantar seringueira é agora. 

 

Fontes: Embrapa; G1; Canal Rural; Kaiser Agro; Notícias Agrícolas; Revista Campo & Negócios

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email