profissionais formados em Graduações Agropecuárias

Graduações Agropecuárias estão em alta no Brasil 

O agronegócio é um setor da economia Brasileira que não para de crescer. Por conta disso, se especializar em Graduações Agropecuárias tem se tornado um grande diferencial, para os jovens que pretendem se destacar no setor.

No Brasil, há diversos tipos de cursos de graduação envolvendo os setores agrícolas, pecuários e de negócios, focados na vida no campo e nas indústrias que manufaturam os produtos.

Como estamos no fim do ano, época de muitos vestibulares, vamos trazer informações das principais graduações relacionadas à agropecuária. Nosso principal objetivo nesse texto é tirar todas as dúvidas, esclarecer as diferenças entre os cursos e ajudar na escolha mais certeira para seu 2022 ser um passo importante para o futuro.

História das Graduações Agropecuárias no Brasil

O primeiro curso de agronomia instalado no Brasil, foi na Imperial Escola Agrícola da Bahia, em 1877, no estado da Bahia. Na época o nome era: curso superior da área de ciências agrárias. Mas, foi só em 1910, que veio a primeira regulamentação do curso, já nesse ano havia oito cursos funcionando no país. 

Apesar da enorme vontade do segundo imperador do Brasil, Dom Pedro II, de trazer o primeiro curso superior de medicina veterinária, ela só chegou na república em 1910, na cidade do Rio de Janeiro. Mas, a data oficial da primeira turma foi apenas em 1913. Os primeiros grandes estudos da veterinária foram sobre a febre aftosa e o mormo, doenças de cavalos que na época causavam muita preocupação ao exército Brasileiro.

Os cursos superiores relacionados ao agronegócio não se resumem apenas em Agronomia e Veterinária. Na verdade há diversos cursos, todos com muita importância e estudando ramos diferentes relacionados a agricultura e a pecuária. 

Os principais cursos são: Zootecnia, Engenharia Agrícola, Agronegócio, Engenharia de Pesca, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal. Todos surgiram em meados do século XX.

Informações sobre as Graduações Agropecuárias

Vamos conhecer as principais informações sobre os cursos que envolvem os setores agrícolas e pecuários do Brasil. 

Medicina Veterinária

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domesticáveis (urbanos e rurais) e silvestres. Ele cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal. Neste caso, verifica-se o cumprimento das normas de higiene nas indústrias. Evitando a transmissão de doenças para o ser humano. 

Confira as principais matérias estudadas neste curso:

  • Anatomia dos Animais;
  • Anestesiologia Veterinária;
  • Doenças Infecciosas dos Animais;
  • Farmacologia;
  • Semiologia;
  • Nutrição Animal;
  • Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

Agronomia

Antes de saber onde cursar a graduação de agronomia é necessário entender o conceito sobre curso. 

O agrônomo ou engenheiro agrônomo atua na conservação da qualidade e na produtividade de plantações e rebanhos. Como será um bom conhecedor das técnicas de cultivo e criação, pode atuar em qualquer etapa da cadeia produtiva – do plantio à colheita,  também no processamento e na venda dos produtos agropecuários. 

Além de saber mexer no solo, o agrônomo precisa saber muito sobre empreendedorismo, negócios e também licenciatura (caso queira dar aulas).

Vamos conferir as principais matérias que o aluno vai ter ao longo do curso:

  • Microbiologia Agrícola;
  • Agronomia, Ciência e Tecnologia;
  • Morfologia e Fisiologia Vegetal;
  • Zoologia Geral;
  • Fitopatologia
  • Fundamentos da Topografia.
  • Georreferenciamento de imóveis rurais.
  • Genética e Melhoramento;
  • Economia e Comercialização Agrícola.
Agrônomo pesquisando qualidade da plantação

Agrônomo: entenda a importância para o futuro do agronegócio

Outras Graduações Agropecuárias

Como já foi falado antes, além da Agronomia e da Medicina Veterinária, há diversos outros cursos relacionados ao mundo agro. Cada um aborda a agricultura ou a pecuária brasileira de formas diferentes. 

Confira um pouco sobre cada uma:

Zootecnia

 O zootecnista pode trabalhar em toda a cadeia produtiva animal. É ele que coordena a criação de rebanhos bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves e equinos, e faz a gestão e o planejamento agropecuário, o que inclui aspectos técnicos, como o projeto de pastagens. 

Engenharia Agrícola

Esse engenheiro(a) cuida dos processos de produção agropecuária, levando em conta os fatores ambientais, econômicos e sociais. Ele idealiza e administra técnicas e equipamentos usados na agricultura e também na pecuária. Implementando métodos de armazenagem, construindo silos, armazéns e estufas, sempre de olho na sustentabilidade. 

Agronegócio

Este profissional também trabalha no campo. O foco deles é nos aspectos administrativos, financeiros, econômicos e sociais envolvidos nesse tipo de negócio. O gerenciamento de propriedades rurais e empresas agropecuárias também é função dele, definindo as estratégias de ação e os sistemas de produção, dimensionando a mão de obra e os insumos necessários a cada safra e verificando os custos. 

Divulgue os serviços agropecuários no Buscar Rural

Na plataforma do Buscar Rural, você profissional do campo pode divulgar os serviços para todo Brasil.

Então, já sabe, acesse e confira como é fácil anunciar em nossa plataforma.

 

 

 

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email