Como escolher o cavalo ideal

Vai comprar um cavalo? Confira 5 dicas que te ajudarão a escolher

Comprar um cavalo não é uma tarefa fácil. Ao contrário do que se imagina, é necessário levar em consideração várias questões para escolher o cavalo ideal que vá de encontro a sua necessidade.

Além da questão financeira, o fator emocional conta muito. Porque, muitas vezes, você pode se deixar levar pela beleza do animal e esquecer das demais características que ele necessita ter para a compra. Para te ajudar com isso, preparamos algumas dicas que irão te ajudar na escolha correta. Boa leitura!

O que levar em consideração para a compra de um cavalo

Em primeiro lugar, você deve definir para qual finalidade será o animal. Será para lazer, esporte ou competição? Afinal, cada animal possui suas particularidades e características específicas.

Agora que já sabe qual será a finalidade do animal, você precisa saber que um cavalo requer tempo e investimento financeiro para a sua manutenção. Além do mais, o animal precisa de espaço. Você também precisará dar atenção ao animal, então disponibilidade para isso é fundamental.

Dicas para escolher corretamente

  1. Pesquise sobre o cavalo

Hoje, com a internet podemos pesquisar sobre tudo. Então, use esse recurso para buscar informações sobre as raças, características, idade ideal que um cavalo deve ter para a compra.

Tenha informações sobre como o cavalo é tratado. Além de pesquisar a raça e suas particularidades. Ao definir o seu objetivo para o animal, será mais fácil direcionar a pesquisa e encontrar o cavalo ideal para você.

  1. Preparação do dono

Comprar um cavalo é um passo grande na convivência com o animal. Sendo assim, o ideal é já dominar algumas práticas de cuidado com cavalos. Conhecimentos de asseio e colocação de equipamentos no animal serão essenciais no dia a dia com o cavalo.

  1. Tipo de cavalo

Como já dito, existem diversas raças de cavalos que são destinadas as mais diversas atividades. Por isso, é importante definir a finalidade do animal para, então, escolher a raça ideal.

É importante saber as particularidades de cada raça para que a escolha seja apropriada. Qual o temperamento do animal, é dócil ou mais arisco? Para uma primeira aquisição, o ideal é optar por uma raça mais versátil. Podendo, inclusive, optar por raças mais esportivas.

  1. Idade e sexo

Se for a primeira experiência com cavalos, o recomendado é procure por animais com pelo menos 8 anos. Porque o animal já foi domado. Diferente do potro que irá necessitar que um profissional faça o trabalho para domá-lo.

Além disso, caso a sua escolha seja por um cavalo para competição, é importante ressaltar que o animal é considerado maduro a partir dos 5 anos. Assim, compra-lo com essa idade te garante que ele já pode participar de competições.

Opte por éguas ou cavalos já castrados. Os machos não castrados podem ser mais arredios, enquanto o cavalo castrado é mais tranquilo. Assim, são ideais para passeio, montaria e atividades que não exijam desgaste.

  1. Consulte um especialista

Por fim, mas não menos importante, antes de comprar um cavalo, é essencial que consulte alguém especialista no assunto. Essa consultoria te guiará a fazer a melhor escolha, além de alertá-lo sobre o tudo o que é necessário para manter o animal.

Para te ajudar mais com isso, preparamos uma série de vídeos com várias dicas para você não errar na compra do seu cavalo, clique aqui e confira.

Cavalos são animais que possuem uma ótima aparência e são ótimos companheiros. Mas, para adquirir o que irá satisfazer as suas necessidades, é fundamental que siga as dicas acima. Encontre o cavalo ideal para você no Buscar Rural.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email