conheça 4 super inovações tecnológicas que estão revolucionando o agro

Conheça 4 super inovações tecnológicas que estão revolucionando o agro

As inovações tecnológicas têm como objetivo facilitar e auxiliar o trabalho no setor do agronegócio

Ninguém duvida da força do agronegócio brasileiro. Ele é o carro chefe de nossa economia.

Dados do CEPEA mostram que, no ano passado, essa atividade respondeu por 21,4% do PIB brasileiro, um crescimento de 8,36% em comparação com 2020.

Atenção para esse dado: em 30 anos o Brasil deve responder por 40% de toda a produção agrícola mundial.

E mais: em 2050 a população mundial deve chegar a 10 bilhões de pessoas. Para alimentar tanta gente é preciso continuar investindo em tecnologia.

Felizmente, no Brasil, os investimentos nas áreas de tecnologia e pesquisa são grandes, mas também é importante acompanhar as novidades do setor.

Neste blog post você vai conhecer quatro principais inovações do agronegócio que estão ajudando a melhorar nossa produção agropecuária.

 

Mas o que são inovações agropecuárias?

 

São alternativas que vão desde o melhoramento das sementes, plantio, processamento, produção, transporte, enfim, tudo o que envolve a cadeia produtiva e comercial.

Boa parte destas inovações passa pela evolução da tecnologia que já está sendo muito bem aproveitada.

Isso ficará ainda melhor com a recente chegada do 5G no país. Com muito mais velocidade ele vai revolucionar as soluções já existentes e criar outras novas.

Então, vamos a elas?

 

Conheça agora as principais inovações do setor agropecuário

 

1 – IOT

Sigla para “Internet Of Things”, ou em português, Internet das Coisas. Tecnologia que já está funcionando e promete ser bem utilizada no agronegócio.  Trata-se da integração de objetos físicos com sensores de softwares que executam comandos e trocam dados através da internet. No campo, esta tecnologia pode ser usada para controle automático da produção, mapeamento da colheita e fornecimento de dados reais como número de grãos;

 

2 – Smart Machines

Você viu colheitadeiras operadas por controle remoto? Elas são mais rápidas e eficientes que as convencionais. Elas conseguem colher 3 mil sacas em apenas oito horas, contra 500 das tradicionais. As mais modernas possuem ainda sistema de GPS, câmeras digitais e seus próprios softwares de agricultura digital. Outra vantagem é que elas diminuem o desperdício de insumos e reduzem o uso de mão de obra;

 

3 – Softwares agrícolas

Já existem vários softwares em uso no setor agropecuário. O que vai acontecer, daqui para a frente, são que estes programas ficarão ainda mais aprimorados, trazendo várias vantagens para o produtor. Os sensores acoplados nas máquinas, por exemplo, fornecem dados em tempo real ajudando na tomada rápida de decisões. Para isso também já são usados drones, satélites e estações meteorológicas;

 

4 – Mais inovações

Existem ainda softwares que auxiliam nas seguintes funções:

– Programas que avisam o produtor sobre as condições da lavoura;

– Relatórios sobre pulverizações, plantio e colheita;

– Marcadores de georreferencia para estudo de solo;

– Sugestão das melhores sementes e fertilizantes para determinada área.

 

E como ficam os pequenos produtores?

 

Por ter um custo alto, sabemos que para os pequenos produtores nem sempre é viável contar com toda esta tecnologia.

E eles não podem ser negligenciados. Existem cerca de 5 milhões de pequenas propriedades rurais em nosso país. Juntas, elas são responsáveis por 23% da produção.

Entre os principais produtos cultivados por pequenos produtores estão milho, arroz, feijão, mandioca, pecuária leiteira, criação de suínos e aves.

Mas será que eles gostariam de aderir às novas tecnologias? Sim! Pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que 67% deles estão dispostos a fazer uso destas novidades.

Cooperativas Rurais viabilizam trabalho dos pequenos produtores

Infelizmente são muitos obstáculos para que eles tenham acesso a isso. O principal deles é a dificuldade de acesso à internet e treinamento para operar equipamentos tecnológicos.

O ideal é que os pequenos produtores comecem a se qualificar e servir de referência para os seus vizinhos. Um bom meio para dar este “start” são as cooperativas agrícolas, que têm força maior para conseguir recursos.

 

Fontes pesquisadas

agenciabrasil.ebc.com.br

fieldview.com.br

canalrural.com.br

exame.com

vivomeunegocio.com.br

diarural.com.br

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email