conheça as vantagens de uma boa gestão agrícola

Conheça as vantagens de uma boa gestão agrícola

Uma boa gestão agrícola pode auxiliar em diversas áreas, como na produção e no setor financeiro

Vamos falar a verdade: não é fácil ser produtor rural. Para ter uma boa safra é preciso lidar com muitas incertezas como clima, mercado financeiro, demanda e pragas, isso só para citar as mais comuns.

Isso sem falar nos custos de produção fixos como sementes, adubos, fertilizantes, máquinas agrícolas, logística e mão de obra.

Depois de tanto investimento o que o agricultor quer é uma boa produção para poder ter o maior lucro possível.

 

Mas o que fazer?

A resposta é ter uma boa gestão agrícola! Neste blog post você vai saber como ela pode ajudar a melhorar a produtividade e aumentar os lucros e ainda minimizar os custos. Veja!

 

Mas o que é uma gestão agrícola?

 

A gestão agrícola envolve o controle de todos os processos utilizados no campo, desde o preparo do solo, escolha das sementes, gestão do orçamento, manutenção do maquinário, controle do estoque até a venda do produto.

Trocando em miúdos é a administração da propriedade rural. Durante o processo de gestão, você deve pensar nela como uma empresa rural e utilizar as ferramentas corporativas para ter sucesso no seu negócio.

A boa notícia é que como o Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, (26% do PIB) * os investimentos nesta área por aqui são grandes nas áreas de tecnologia e pesquisa.  Os dados são da CNA.

É por tudo isso que dentro da administração de empresas abriu-se um espaço para o gestor agrícola, o que fortalece o agronegócio.

Cada área de gestão agrícola cuida de um setor importante da empresa rural e tem grande impacto na produção e nos resultados. Vamos saber mais sobre cada uma destas áreas!

 

Produção

Nessa fase é papel do gestor agrícola cuidar dos aspectos técnicos como qualidade dos insumos, preparo da terra, manutenção de equipamentos entre outros.

E qual a chance de uma plantação dar certo sem um bom planejamento? Mínima né? É por isso que antes de “sair plantando” é preciso consultar um bom engenheiro agrônomo.

Ele é o profissional certo para dizer se o solo é o ideal para sua cultura e como prepará-lo. Além disso ele também é responsável pela orientação da escolha das sementes e pela forma de plantio.

 

Financeiro x gestão agrícola

Antes de começar um novo plantio é preciso ter em mãos toda a situação financeira da empresa rural: ativos, passivos, dívidas, investimentos… Somente assim é possível saber com quanto dinheiro contar para a próxima safra.

Se for preciso, seu analista financeiro poderá lhe sugerir novos investimentos que serão pagos com os lucros resultantes deles. Por exemplo: uma nova colheitadeira que diminuirá os custos com mão de obra.

E olha essa notícia quentinha, saída do forno: os pedidos de crédito agrícola para a safra de 22/23 cresceram tanto que os produtores estão buscando novas formas de financiamento.

Exemplos: mercado de capitais, seja através de CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), fundos, Fiagros (Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais).

E olha o que disse à Reuters o secretário de Política Agrícola do ministério, Guilherme Soria Basto: “Não tem dinheiro (do Plano Safra) para todo mundo”.

Viu como é preciso ficar antenado no mercado?

 

Gestão de pessoas

O que a gente quer aqui são profissionais qualificados, competentes e felizes com que fazem.

Para isso é preciso investir em uma boa seleção de pessoal e nos colaboradores.

Um bom exemplo são cursos de qualificação. Além de aprender mais sobre a profissão, os colaboradores ficarão mais satisfeitos e trabalharão mais e melhor.

E mais: é preciso estabelecer uma cultura empresarial no seu negócio. Os colaboradores devem estar cientes dos direitos, deveres e de como devem fazer o trabalho.

 

Comercial

Depois da colheita é hora de partir para a distribuição e vendas. Nessa fase a figura do departamento financeiro vai identificar as melhores oportunidades de vendas e opções de comercialização.

Seu gestor financeiro deve estar atento às mudanças de preços do mercado e na demanda de produtos.

Lembrando que uma boa negociação faz toda a diferença na hora de obter mais lucros.

 

Como você viu, para ter mais sucesso com sua propriedade rural é preciso tratá-la como uma empresa, utilizando profissionais e recursos corporativos. Assim você verá seus lucros crescerem cada vez mais!

 

Fontes pesquisadas:

reuters.com

blog.climatefieldview.com.br

blog.chbagro.com.br

blog.aegro.com.br

blog.texaco.com.br

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email