saiba mais sobre piscicultura

Piscicultura: entenda o que é, e qual a sua importância para o mercado brasileiro

A piscicultura existe há pelo menos 4 mil anos. No início foi praticada pelos egípcios com a criação da tilápia-do-nilo.

No entanto, pouco antes da nossa era, os chineses também eram adeptos a prática de piscicultura. E são referencias para a propagação da criação de peixes.

Com a sua história cruzando os anos, podemos dizer que a piscicultura é uma atividade que possui uma grande importância histórica.

Por isso, preparamos este conteúdo para explicar os tipos de piscicultura. Além de abordar onde a atividade é praticada e qual a sua importância e desenvolvimento no Brasil.

Boa leitura!

O que é piscicultura?

Em latim, piscicultura significa “cultivo de peixes”. Ou seja, consiste na criação de peixes com o objetivo comercial. Geralmente, a criação desses peixes é feita em tanques ou recintos.

Além disso, os peixes criados são próprios para alimentação.  Assim, os principais peixes criados são os de água doce.

Sendo uma atividade que demanda pouca mão de obra, a piscicultura é considerada uma atividade relativamente simples. E é praticada em uma pequena parte da propriedade.

Isso permite, também, que o produtor desenvolva outros tipos de atividades. Como, por exemplo,  pecuária e agricultura.

Essa possibilidade é atraente aos produtores, pois garantem novas formas de lucro para a propriedade, já que não dependem de uma única atividade.

Quais os tipos?

A piscicultura possui 4 tipos de criação.

Dessa maneira, é importante que o produtor rural, antes de iniciar na atividade, pesquise e entenda cada uma delas.  Assim a escolha será a mais adequada para o seu tipo de propriedade. Além disso, deve se enquadrar a mão de obra disponível.

Conheça um pouco de cada uma:

  • Piscicultura Extensiva: Modalidade com produtividade mais reduzida. É praticada em locais que não são criados para a função. Geralmente, são lagos, represas e açudes. Por isso possui menor eficácia na produção.
  • Piscicultura Semi-intensiva: A criação é feita em viveiros e barragens. Possuem alterações que ajudam no aumento da produtividade e renda da criação de peixes. Para que haja melhorias na criação, o indicado é aumentar os alimentos naturais na água. Além disso, pode acrescentar, por exemplo, adubo e milho.
  • Piscicultura Intensiva: O viveiro é projetado para atingir o máximo de produtividade. Assim, esse tipo de criação visa a otimização do lucro. Além disso, trabalha com rações balanceadas que auxiliam na engorda do peixe de forma rápida e saudável.
  • Piscicultura Superintensiva: Na criação superintensiva os viveiros são um pouco diferentes. Para uma produtividade melhor e uma densidade de peixes maior, o confinamento é feito em tanques-rede. Portanto, há maior economia de água e facilidade de manejo dos peixes.

Piscicultura no Brasil

De acordo com dados da Associação Brasileira da Piscicultura, em 2019 o setor cresceu 4,9%. Assim, produziu mais de 758 mil toneladas de peixes. Peixes nativos representaram 38% da produção no país contra 5% das demais espécies.

A espécie de peixe que mais se destaca no cenário piscicultor brasileiro é a tilápia, representando, em 2019, 57% de toda a piscicultura nacional.

Dessa forma, o Brasil se manteve em 4º lugar como o maior produtor de tilápia do mundo.

Mesmo a produção crescendo no país, ainda não consegue atender toda a demanda interna. Por este motivo, o Brasil é um dos principais compradores das exportações de pescados de outros países.

Por que investir em piscicultura no Brasil?

O investimento em piscicultura possui várias vantagens para o produtor rural. A mão de obra é favorável e há a possibilidade de exercer outras atividades relacionadas ao campo.

Mas existem outros benefícios que podem atrair os produtores rurais, como:

  • É um setor muito promissor no país;
  • O consumo de peixe cresce a cada dia;
  • Produção nacional insuficiente, ou seja, necessita de mais produtores investindo;
  • Os impactos ambientais são mínimos.

Sendo assim, a piscicultura brasileira é um setor que está em constante crescimento.

Se o consumo aumenta é necessário que a produção também aumente. Por isso é um setor que tem gerado expectativas de crescimento. As vantagens em investir em piscicultura também são bastante atrativas.

Se você está investindo nesse setor e precisa de equipamentos, o Buscar Rural é o local certo para encontrar.

Um aplicativo desenvolvido para aproximar produtores rurais de todo o país, permite a compra e venda de vários produtos relacionados ao campo.

Baixe o aplicativo, confira a categoria de pesca e encontre o que precisa!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email