Quarto de Milha

Conheça as principais características do cavalo Quarto de Milha

O cavalo Quarto de Milha é uma das raças mais populares na América do Norte. Segundo a Associação Americana de Quarto de Milha, existem mais de 5 milhões de animais registrados no mundo.

O Quarto de Milha tem a capacidade de fazer paradas bruscas, além de ser um cavalo muito veloz. Essas são apenas algumas características do Quarto de Milha. No entanto, são várias outras que o tornam único. Por isso, neste post iremos falar um pouco mais sobre as características desse cavalo, além de abordar a sua origem. Boa leitura!

Qual a origem do cavalo Quarto de Milha?

O Quarto de Milha é o resultado do cruzamento de cavalos de origem árabe e berbere com raças nativas americanas. Assim, sua história vem lá do século VIII, quando corridas de cavalo se tornaram populares na Europa. As raças que participavam dela eram espanholas, francesas e portuguesas.

Sendo assim, a raça Quarto de Milha nasceu no século XVI. Pois, foi nessa época que a mistura das raças aconteceu de maneira definitiva. E só aconteceu porque o conquistador espanhol Hernán Cortés levou inúmeros animais dessas raças para solo norte-americano. Para preservar a genealogia da raça é surge a American Quarter Horse Association.

O Quarto de Milha é resultado do cruzamento dessas raças com cavalos nativos daquela região. Com isso, nasceram cavalos compactos, fortes, versáteis e com a facilidade de correr curtas distâncias com velocidade maior que as demais raças.

Os cavalos Quarto de Milha chegaram ao Brasil nos anos de 1955 e conquistaram empresários e pecuaristas do país. Dessa forma, muitos cavalos da raça importados para o Brasil. Animais muito utilizados em vaquejadas no Nordeste, e para trabalho no campo no sul do país.

Quais as principais características do Quarto de Milha?

A principal característica da raça Quarto de Milha é a versatilidade. Ou seja, é um cavalo que pode realizar funções atléticas em várias modalidades. Assim, essa é uma característica bem típica desse cavalo. No entanto existem outras muito importantes, como:

  • É uma raça que possui músculos bem desenvolvidos;
  • Atingem uma velocidade de mais de 88 km/h;
  • Possui temperamento dócil, rústico e é muito inteligente;
  • Tem o andar harmonioso, em linha reta e muito natural;
  • É um cavalo de porte médio a grande;
  • Mede, geralmente, 1,50m;
  • Vivem em média de 25 a 30 anos.

Além disso, a pelagem do Quarto de Milha é um dos seus destaques. A mais comum é a Alazões que tem tonalidade avermelhada nos membros, crina e cauda. No entanto, existem outras tonalidades de pelagem da raça, como:

  • Baio;
  • Baio amarilho;
  • Castanho;
  • Preto;
  • Rosilho;
  • Dentre outras.

Para quais atividades o cavalo Quarto de Milha é usado?

Os cavalos Quarto de Milha são muito utilizados para competições esportivas. No entanto, a raça é dividida entre cavalos de corrida, desempenho e exibição.

Desempenho

São os cavalos usados em competições que requerem velocidade e técnica. As provas mais comuns são: barril e rédeas.

Exibição

Os cavalos julgados de acordo com suas características. Ou seja, não podem ser animais montados. Possuem mais do que protuberante por todo o corpo, que é o destaque do animal.

Corrida

Cavalos robustos que tem uma aceleração explosiva. Para realizar melhor os movimentos, as pernas são longas e com muita destreza.

Conclusão

Como vimos, o Quarto de Milha é um cavalo robusto, dócil e utilizado para diversas atividades. Por isso, é muito importante que quem deseja adquirir um animal deste porte pesquise antes. Afinal, é importante prestar atenção em várias as características para a compra de um cavalo. Ainda mais se tratando de uma raça tão popular.

Sendo assim, se você gosta de cavalos e deseja comprar um, seja para lida no campo, esportes ou lazer, leia o artigo que preparamos com algumas dicas para você comprar um cavalo.

No Buscar Rural, você encontra diversos anúncios de equinos de raças como: Mangalarga Marchador, Campolina, Quarto de Milha, dentre outras. Clique aqui para conferir.

Além disso, se quiser ficar a par de notícias sobre o agronegócio é só seguir a página do Buscar Rural no Facebook e Instagram, e acompanhar as notícias no nosso blog.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email