A imagem mostra ao fundo itens relacionados a segurança online, um cadeado é o mascote da Buscar Rural, o Loop

Segurança online: com o Rural Pago você está no controle

Queremos que você se sinta seguro ao fazer suas compras no Buscar Rural. Por isso, desenvolvemos ferramentas para cuidar da sua segurança online em todas as etapas. O Rural Pago é uma delas.

Antes de tudo, vamos te explicar como funciona. Quando você faz uma compra, enviamos uma mensagem ao vendedor assim que seu pagamento é confirmado. O valor da compra, por sua vez, fica retido e só é liberado quando você nos sinalizar que está tudo “ok” com o produto. Dessa forma, se você tiver algum problema, devolvemos seu dinheiro.

Além disso, é importante ficar atento às fraudes. Devido a correria do dia a dia e os desafios apresentados pela pandemia do Covid-19, o volume de compras e vendas pela internet aumentou significativamente. O volume de golpes, por sua vez, cresceu proporcionalmente.

Como funciona o golpe do WhatsApp?

Com o aumento no número de transações na internet, cibercriminosos têm se mostrado cada vez mais inovadores. Uma das artimanhas mais utilizadas para a prática do crime é a clonagem do WhatsApp. O aplicativo de troca de mensagens é item quase que obrigatório nos smartphones. Isso o transformou em uma fonte para os criminosos.

Para aplicar o golpe, os fraudadores precisam antes de mais nada validar contas de outras pessoas no aplicativo de troca de mensagens. Esse processo é feito por meio de um código de validação enviado via SMS para o celular da vítima. Os fraudadores fazem uso de números de telefones expostos em plataformas de anúncios ou redes sociais.

Para conseguir os códigos de validação, os criminosos eventualmente se passam por representantes de empresas. Eles entram em contato com as vítimas por meio de ligação, perfis de empresas falsos nas redes sociais ou pelo próprio WhatsApp.

Fique atento aos golpes pelo celular, para que sua segurança online fique garantida

A abordagem do fraudador pode variar de uma verificação de segurança até uma operação que exija código de verificação. Nos casos em que o número é obtido pelas redes sociais, o cibercriminoso entra em contato com a vítima e oferece um benefício. São oferecidos descontos, ingressos para festas, viagens ou promoções. Com isso conseguem desviar a atenção para dar início ao golpe.

Primeiramente, inserem o número de telefone da vítima no WhatsApp, instalado em seus próprios aparelhos, e pedem para que o aplicativo envie o código de verificação para o número. O golpe se estabelece quando a vítima, ao receber a sequência numérica via SMS, informa o número para o fraudador.

A sequência, ao ser inserida no WhatsApp dos fraudadores, verifica o acesso e bane a vítima de sua conta. Depois dessa ação, é criada uma senha de reativação, que impede que a pessoa recupere o controle do WhatsApp. Uma vez que o aplicativo é clonado, as consequências podem ser muitas, como por exemplo a solicitação de transferências em dinheiro para a lista de contatos da vítima. Outra possibilidade é o envio de links maliciosos que levam a sites de phishing.

Mão segurando celular

Como evitar a clonagem do WhatsApp?

A melhor forma de aumentar sua segurança online é a prevenção, por isso, nunca compartilhe códigos. Os códigos de verificação do WhatsApp, e de qualquer aplicativo, são de uso pessoal. Caso alguém entre em contato e solicite esse número, desconfie. No processo de atendimento aos clientes, nossos atendentes usam os canais oficiais do Buscar Rural. Contudo, isso garante a sua segurança.

Para evitar a clonagem do seu WhatsApp, primeiramente recomendamos o uso da confirmação de dois fatores do aplicativo. Com esse recurso é possível criar uma senha PIN, que será solicitada sempre que sua conta for cadastrada em um novo aparelho. Com essa confirmação é impossível ter seu WhatsApp clonado.

Ativar a confirmação de dois fatores no WhatsApp é muito simples. Abra o aplicativo e acesse o menu “Configurações”. Na aba “Conta”, clique em “Confirmação em duas etapas”, e depois em “Ativar”. Agora basta criar seu código PIN, com seis dígitos.

Por último, caso deseje definir um endereço de e-mail para recuperar o código. Essa etapa pode ser pulada. Para finalizar o processo, basta confirmar o endereço de e-mail e clicar em “Salvar”. Caso tenha pulado a etapa, clique em “OK”.

Confira 7 dicas de ouro para sua segurança online

  1. Antes de mais nada, nunca forneça seus dados pessoais;
  2. Não clique em links ou compartilhe códigos;
  3. Desconfie de valores muito abaixo do mercado;
  4. Fique atento a informações, como fotos ou dados, muito discrepantes;
  5. Guarde todos os comprovantes de compras e até mesmo conversas das negociações;
  6. Use dispositivos seguro;
  7. Por fim,  nunca faça compras virtuais em computadores ou telefones de outras pessoas.

Agora que você leu desse apanhado sobre como proteger seus dados e não cair em golpes, gostaríamos de saber se você, que acompanhou até aqui, gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo com dicas dos conteúdos que gostaria de ver por aqui. Fique antenado, siga as redes sociais do Buscar Rural. Portanto, até o próximo artigo.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email