O Brasil é, atualmente, o quarto maior produtor mundial de grãos, com representatividade de 7,8%. Na sua frente aparecem, respectivamente, em volume de produção: China, Estados Unidos e Índia.
Em 2020 a produção brasileira foi de 239 milhões de toneladas de grãos. Desse volume, mais da metade foi exportada, totalizando 123 milhões de toneladas de grãos.
Como resultado, o Brasil é o segundo maior exportador de grãos do mundo, com 19% do mercado internacional.
Os dados são da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Números
Quando falamos especificamente da soja, em 2020 o Brasil ficou em 1º lugar de produção e exportação. Como resultado, foram 126 milhões de toneladas de grãos de soja produzidos, com exportação de 84 milhões de toneladas. Dessa forma, houve uma movimentação de US$ 30 bilhões.
No ranking mundial dos principais produtores de grãos a classificação, com base no ano passado, o Brasil está em:
3º lugar na produção de milho;
4º lugar na produção de feijão; e
9º lugar na produção de arroz.
Futuro do mercado de grãos
Para 2021, a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento prevê uma colheita de 262,13 milhões de toneladas de grãos.
Entretanto, mesmo com queda de 9,57 milhões de toneladas, quando comparada à estimativa anterior, o volume é superior ao da safra passada.
É provável que as condições climáticas, que atingiram a segunda safra, influenciaram na produtividade das lavouras de grãos.
Em contrapartida, espera-se um novo recorde na produção de soja, com 135,4 milhões de toneladas, superando em mais de 8% a safra anterior. É provável que o milho apresente redução na produtividade, causada pela falta de chuvas.
Topo do ranking: Brasil é o maior produtor e exportador de café
Desse modo, a estimativa de produção é de 96,4 milhões de toneladas, somando as três safras do ano. Ainda falando da produção de grãos é preciso lembrar do arroz e feijão.
De acordo com a Conab, estima-se uma colheita de 03 milhões de toneladas de feijão.
Enquanto isso, o arroz tem produção estimada de 11,6 milhões de toneladas, 4% a mais que a safra anterior. Quanto ao trigo, as estimativas apontam área plantada de 2,5 milhões de hectares, esperando uma produção de 6,94 milhões de toneladas.
Produção
Outro fator interessante é saber quais os estados brasileiros campeões na produção de grãos.
- Mato Grosso tem participação de 27,4% da produção total de grãos;
- Paraná responde por 14,7%;
- Rio Grande do Sul produz 14,2% dos grãos brasileiros;
- Goiás tem 9,2%;
- Mato Grosso do Sul 8,2%; e
- Minas Gerais 6,3%.
Somados, os seis estados produzem 80% dos grãos em território nacional.
Nossos Grãos
Alguns grãos são especialmente produzidos no Brasil, vamos falar um pouco sobre eles.
O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo, sendo que o Rio Grande de Sul e o Paraná se revezam como principal produtor. É uma matéria-prima com várias funcionalidades, sendo usada na fabricação óleo, farinha, leite de soja e proteína texturizada.
O milho também é destaque por aqui, o país é o terceiro produtor mundial e o segundo exportador.
O estado que mais produz o grão é o Mato Grosso, seguido pelo Paraná. Como matéria-prima o milho é usado para fabricar óleo, fubá, rações e vários preparos culinários.
O maior produtor nacional de trigo é o Paraná. Ele é especialmente conhecido como o grão que dá origem à farinha, com a qual se faz uma série de alimentos. E temos ainda os grãos que estão, diariamente, no prato dos brasileiros: arroz e feijão, por exemplo.
O Rio Grande do Sul e o Mato Grosso são, respectivamente, os maiores produtores de arroz no Brasil. O grão é o terceiro cereal mais consumido no mundo.
Já o feijão tem a base principal de sua produção no Paraná e Minas Gerais. O grão é fonte de ferro, vitaminas do complexo B e fibras, além disso, possui carboidratos.
Fontes – Agência Brasil; G1; Governo do Brasil; My Farm; Sistema de Produção Embrapa; Inovagro Jr; Canal Rural; e Money Times.