sítio

Sítio: você ainda vai querer ter o seu

Antes, porém, você precisa conhecer alguns requisitos básicos do sítio, para poder comprar suas terras; de forma segura

Você sonha ter uma plantação de hortaliças, cultivar café, laranja, morangos, milho, feijão, enfim, investir em algum tipo de cultura, não em escala gigantesca, mas com alguma capacidade de se transformar em uma atividade rentável? Quem sabe esteja na hora de encontrar um sítio. Isso mesmo, o sítio é uma propriedade rural, que oferece o tamanho adequado para quem procura algo que não seja tão grande como uma fazenda e nem tão restrito quanto uma chácara. Uma vez, que o sítio, geralmente, é utilizado como uma fazenda, só que em escala menor, seja para a criação de animais ou plantações mais moderadas. Primeiro passo é entender o que diferencia o sítio de outras propriedades no campo. O sítio é uma propriedade rural menor em tamanho, que requer menos cuidados e responsabilidades agrárias.

As músicas sempre os retratam de forma poética. Afinal, quem nunca, ao ouvir falar de casa no campo, não se recorda quase que de imediato, de músicas que mencionam uma casa tranquila, crianças brincando no campo, e a harmonia com a natureza. Ali, onde se deixam os problemas para trás, e que, em geral, são associadas à vida na cidade grande. Pensando nessa comparação, as pessoas tendem a procurar, às vezes, como refúgio, seja na hora de se aposentar, ou como plano B, um sítio para viver seus momentos de paz. Há quem opte por ficar em lugares menores, como as chácaras. Mas se a sua intenção é um sítio, vá até o fim, neste texto, que o Buscar Rural separou algumas dicas para você comprar o sítio ideal!

Alqueire ainda é referência para definir o tamanho de uma área rural

É comum ouvir as pessoas dizendo que vão alugar uma propriedade para lazer, aos finais de semana, se referindo a uma chácara. Por definição, a chácara seria o modelo de território mais apropriado para locação de eventos, como festas e casamentos, ou até mesmo para passar uma temporada longe da cidade e seus sons ensurdecedores. Algo que o Buscar Rural também tem, mas aqui estamos falando de sítio.

O sítio, tem na própria configuração do terreno um modelo de desenvolvimento autossuficiente, que permite ao seu dono, ou locatário, produzir desde a própria hortaliça que irá consumir, até plantações específicas, de culturas, que queira ter para consumo próprio, ou para comercialização em menor escala. Além é claro, de espaço para a criação de alguns animais, não sendo quantidades exorbitantes, como às indicadas para fazendas.  O sítio pode também ser um espaço de recreação, sendo comum a locação em temporada ou para a realização de grandes eventos, mas essa, em geral,  não é a sua finalidade.

Entenda a partir de qual medida se torna sítio

São vários os tipos de medidas que utilizamos no nosso dia a dia, sendo mililitros destinados às substâncias líquidas e centímetros, quilômetros ou metros para definir tamanhos ou distâncias. O metro quadrado (m²) é um tipo de medida bastante utilizado para apartamentos, mas as medidas mais utilizadas para a medição de grandes terrenos aqui no Brasil são alqueires e hectares.

Para se dizer que um determinado território é sítio, é preciso que se delimite numa faixa entre 4 a 5 alqueires. Ao passo que uma chácara, por exemplo, são áreas com até 5 alqueires. As fazendas são os maiores tipos de territórios, sendo destinadas especificamente para a vida agrícola, envolvendo uma extensão territorial superior a 40 alqueires.

Existe, inclusive, uma diferença no número de alqueires conforme a região. Por exemplo, em São Paulo, um alqueire equivale a 24.200 m², sendo que em Minas Gerais, o valor muda para 48.400 m². Sendo assim, o alqueire paulista seria o equivalente a 2,42 hectares e o mineiro, 4,84 ha. Por convenção internacional, um alqueire equivale a 10.000 m².

Cuidados na hora de comprar o sítio

Na hora de fazer negócio é sempre bom se manter atento com relação a pequenos detalhes. São eles que farão toda diferença no futuro! Então, ao negociar a compra do seu sítio, verifique itens como:

Se o espaço tem água

A rotina do sítio envolve maior uso de água do que em uma residência comum da cidade. Verifique se há um córrego, um bom poço artesiano com uma boa vazão.

Se a documentação do sítio está correta

É importante fazer a análise da documentação e a escritura da propriedade, estar ciente se existem herdeiros, se a partilha já está adequada, e se todos os herdeiros da propriedade estão em acordo; se existe escritura e, sempre ter em mente, se é uma boa decisão assumir a responsabilidade da compra de uma propriedade com algumas pendências documentais ou não. Uma dica é procurar no cartório a certidão de ônus real.

Energia elétrica

A energia elétrica é um tipo de comodidade que faz falta para quem está acostumado com a vida em cidade grande e vai utilizar o sítio como forma de recreação, então não deixe de cuidar dessa demanda! Ela também pode ser um fator contribuinte em determinados afazeres como o desenvolvimento de um sistema de irrigação que necessite de energia elétrica, incubadoras para manter filhotes, entre outros cuidados.

Mesmo se não há energia elétrica, verifique se há facilidade na instalação. A instalação por rede pode ser um processo mais demorado. Uma opção seria a utilização de energia solar, cujo orçamento e avaliação de viabilidade podem ser feitas aqui no Buscar Rural, que além de ser uma fonte de energia renovável, é mais sustentável, mesmo que no começo, o investimento para obtê-la seja um pouco mais elevado. No final, acaba sendo vantajoso.

O acesso e a distância da cidade

É importante estar atento à forma como as pessoas terão acesso ao sítio, se é um local de fácil ou difícil acesso. Saber se a estrada é bem cuidada, se é estrada de chão batido, e observar se quando chove, a estrada fica coberta de lama, pode evitar estes e outros possíveis problemas na hora de comprar o sítio perfeito.

Além disso, a distância do sítio para a cidade pode auxiliar no momento de se programar a respeito de imprevistos, como a necessidade de restabelecer a dispensa ou, uma ida ao hospital. Encontrar uma distância ideal entre o sítio e a cidade auxilia na hora de pensar na frequência em que se gostaria de ir ao sítio.

O estado das benfeitorias

É bom estar atento para o estado de conservação do sítio, como o estado das cercas, ou se elas precisarão ser instaladas, se as paredes têm infiltração, se o solo é muito arenoso etc. Caso o local tenha a casa do caseiro, este é outro foco de atenção, porque o conserto ou manutenção dos espaços pode gerar um custo extra.

Calcule bem os gastos com o sítio

Um bom planejamento financeiro a respeito dos gastos que você terá com o sítio, em diferentes áreas, é de extrema importância. É necessário pensar no valor gasto com combustível para o carro, ida e volta, manutenção do espaço (instalação de rede elétrica ou painéis solares, construção ou limpeza de poço artesiano, instalação e manutenção das cercas, material para horta, gastos com alimentação dos animais etc.), contratação de um caseiro para cuidar do sítio na sua ausência ou de um profissional de limpeza para manter o local arrumado, gastos com alimentação, entre outros gastos a serem considerados.

Segurança do local

Antes de tomar uma decisão, é necessário bastante pesquisa a respeito do local que você tem interesse de comprar terras, conversar com o corretor e com os vizinhos a respeito da segurança no local, questionar o porquê dele estar à venda, se há problemas anteriores etc. Se for em outra cidade, informe-se a respeito da área rural dessa cidade.

Disposição para trabalhar

Um sítio requer cuidados e manutenção diária. Pensando em um local com as características de uma “mini fazenda”, é preciso cuidar da horta, alimentar e dar banho nos animais, limpar os locais onde os animais comem e dormem, entre outras tarefas. É importante delegar uma rotina de tarefas para não acumular serviço e se ocupar demais com estes trabalhos braçais, para curtir um pouco o final de semana.

Dicas para agricultura no sítio

Se você tem interesse em utilizar o sítio para o desenvolvimento de uma horta, se atente para o tipo de solo do ambiente que você está comprando. Para saber sobre a qualidade do solo, existem os kits com teste de pH, para saber de forma mais precisa se é um solo ácido ou básico. Um resultado em torno de 7 é o ideal para as plantas. Mas, para ter certeza, o ideal é consultar um Agrônomo para fazer uma análise aprofundada.

O terreno deve ser plano e não reter irrigação. Um bom solo deve ter altas concentrações de matéria orgânica. É bom evitar a construção da horta em locais com solo muito compactado. Algo que ajuda a não reter muita água na terra é a construção de canteiros.

O Buscar Rural, além de blog informativo sobre a vida rural, é uma plataforma segura para procurar e vender os mais variados tipos de terrenos. As ferramentas de busca do site permitem que você encontre as melhores áreas. Aquela que atende às suas necessidades. E com o Rural Pago, é possível fazer consórcios ou financiamentos para agilizar a compra da sua propriedade.

Carriola com legumes e verduras que são produzidos em sítio.

Curiosidade sobre sítios

Sítios arqueológicos

Diferentemente do espaço territorial que costumamos destinar à criação de animais ou cultivo de hortifrutigranjeiros, recreação, ou afins, os sítios arqueológicos são importantes faixas territoriais que contém vestígios de atividade humana, podendo ter ali resquícios da história de vida de um determinado povo, que será desvendada com pesquisas seja das louças antigas, pinturas rupestres, aspectos que possam ser atribuídos aquele momento vivido, entre outras épocas. Esse tipo de sítio é identificado a partir da visita de um especialista, que após ser enviado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, no caso do Brasil, irá relatar os achados. Daí então, os objetos encontrados serão limpos, analisados e catalogados. O sítio arqueológico é uma propriedade protegida por lei, sendo crime destruí-la, e são considerados patrimônio histórico da região.

Links de Referência:

www.zapimoveis.com.br 

www.br381mg.com.br
www.blog.plantei.com.br

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email