Outono como usar a estação para se recompor

Outono é tempo de se recompor

Aproveite a estiagem do outono para cultivar frutas e hortaliças

Muita gente pensa que outono não é época de plantar, mas isso não é verdade. A estação das folhas secas é ideal para o plantio de diversas frutas e hortaliças em todas as partes do Brasil. Para os produtores rurais, não é novidade que o clima é um dos fatores mais essenciais para o desenvolvimento e produtividade das culturas. Na safra de outono não poderia ser diferente.

É crucial que os agricultores realizem um planejamento estratégico do solo, considerando as peculiaridades dessa estação do ano que se aproxima, trazendo consigo temperaturas mais baixas e dias mais curtos.

Diversidade de plantios no outono

A irrigação é essencial para manter o solo em condições adequadas para o seu desenvolvimento. Em períodos de estiagem, essa complementação é especialmente importante, a fim de garantir ao solo um teor de umidade, uma vez que não se pode contar com a precipitação.

Para não perder a safra, o produtor precisa sempre buscar informações técnicas que o ajudem tanto a adotar os melhores métodos de manejo de água quanto a manter um bom suprimento do recurso.

O esquema de rotação de culturas é uma estratégia sustentável não só para reduzir a erosão do solo e elevar a produção, mas também para ajudar o agricultor a conviver com a seca do outono.

Trata-se de uma técnica de alternância de plantio de diferentes tipos de plantas em determinado local e em um período específico. É diferente da sequência de culturas, na qual se utiliza apenas um tipo de vegetação na área total do terreno. Na rotação, por sua vez, cultivam-se diferentes culturas em um mesmo espaço.

Feiras livres são atrativas para fomentar a agricultura familiar

O plantio direto, por sua vez, é capaz de impedir que as temperaturas fiquem muito elevadas na superfície do solo, minimizando a evaporação da água e auxiliando a ação microbiana. A palhada, pode reduzir a temperatura em até 19ºC na superfície.

O armazenamento dos grãos não é feito de uma só maneira, existem várias modalidades diferentes de fazê-lo. Os produtos obtidos podem ser armazenados tanto enlatados, quanto desidratados e até mesmo congelados.

Há, ainda, a possibilidade de guardá-los em seu formato inteiro, sem qualquer tipo de alteração, desde que haja o cuidado necessário para fornecer as condições adequadas, que envolvem temperatura, monitoramento constante e atenção especial aos silos.

Hortaliças e frutas que vão bem no outono por região

Sul

A começar pelo Sul, a estação é propícia para quem quer plantar agriões, couves, alfaces, rúculas, beterrabas e espinafres. Já quem mora nos estados da região Sudeste pode apostar no cultivo de rúculas, cebolas, nabos, rabanetes, manjericões, beterrabas e couves e brócolis.

Centro-oeste

Para quem cultiva no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, a dica é aproveitar o outono para plantar abóboras, morangas, melões, pimentões, alfaces, berinjelas e couves-flores.

Nordeste

No Nordeste, as culturas mais apropriadas para a estação são melancias, alfaces, feijões, abóboras, morangas, berinjelas e beterrabas.

Norte

No Norte do país deve-se optar por plantar maracujás, abobrinhas, cebolas, tomates, mamões e cenouras.

Tipos de plantios na estiagem do outono

Para lidar com a estiagem, o produtor pode empregar outras formas de plantio ou algumas soluções tecnológicas que economizam água e auxiliam no planejamento da cultura.

Captação direta no pé da planta

Também chamada de captação in situ, o método envolve a aração do solo em faixas para formar sulcos, que ficam dispostos ao longo de faixas de terras altas e largas (camalhões), onde as plantas são cultivadas. A água da chuva é captada e armazenada nesses sulcos, reduzindo a necessidade de irrigação.

Hidroponia

A hidroponia é o cultivo de plantas sem o uso de terra (solo), especialmente utilizado no plantio de hortaliças. O vegetal fica suspenso em uma estufa e imerso em uma solução nutritiva diluída em poucos litros de água. Cada pé de alface, por exemplo, demanda apenas 3 litros de água ao longo de todo o seu ciclo de produção — e a água ainda pode ser reaproveitada. A economia hídrica chega a 85%.

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão (AP) emprega a tecnologia da informação na produção agrícola. Nela, são utilizados diversos sistemas de hardware e software agregados às máquinas do campo para coletar e analisar dados do solo e do clima. Dessa forma, é possível automatizar etapas da produção e planejar o plantio e aplicação de pulverizadores agrícolas e adubos.

No período de estiagem, a AP será útil pois terá contribuído para que o solo tenha seu valor nutricional bem equilibrado, fortalecendo a lavoura para enfrentar condições climáticas adversas, como as altas temperaturas e a falta de umidade.

La Niña outonal

De acordo com o mais recente relatório do NOAA, departamento de meteorologia dos Estados Unidos, o La Niña vai se prolongar até o outono deste ano. A temperatura do oceano Pacífico se encontra mais baixa do que o normal para época do ano, caracterizando um fenômeno La Niña moderado. A novidade é que o resfriamento prosseguirá além do verão. De acordo com o NOAA, há 50% de chance de manutenção do fenômeno no outono.

Em relação aos efeitos do La Niña no outono e os impactos para a segunda safra de milho, a Climatempo garante que a cultura não será tão penalizada quanto no ciclo anterior.

O milho segunda safra vai conseguir ser instalado bem mais cedo em 2022, porque vai ter mais umidade. A atenção deve ficar voltada para áreas do Paraná e de Mato Grosso do Sul, que vão sentir a diminuição da chuva entre abril e meados de maio.

Há chance de frio antecipado, embora os modelos numéricos de previsão de tempo e clima ainda não estejam visualizando isso. Há riscos de geadas a partir do fim de maio, momento em que o milho ainda estará em desenvolvimento em Mato Grosso do Sul e Paraná.

Estação das frutas para o outono

A safra de outono é apropriada para o cultivo de frutas cremosas como a banana, o abacate, o caqui e a jaca. Frutas mais conhecidas pelo nosso paladar como o abacaxi, a pera, a maçã Gala, o kiwi, a uva rubi e o limão Taiti, goiaba e carambola, também são produzidas na estação.

Em contrapartida, há ainda as frutas que agradam os paladares exóticos como a seriguela, o figo, o mangostão, a fruta do conde, a pitaia e o araçá.

Sendo assim, o outono é a estação do ano onde mais ocorrem mudanças climáticas. Seja na temperatura, tendendo a ser mais fresca, seja pela cor das folhagens, que antes tão coloridas e se desbotam para o marrom até caírem dos galhos das árvores para o renascer de um novo ciclo de folhagens. Ao mesmo tempo, é a estação do equilíbrio, pois exatamente no dia de sua virada o dia e a noite têm horas iguais de duração, conhecida como o Equinócio de Outono.

Links pesquisados:

www.vamoscomermelhor.com.br

www.jacto.com.br

www.canalrural.com.br

www.ipcac.com.br

www.bigtires.com.br

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email