conheça as 5 melhores raças de equinos para criação

Conheça as 5 melhores raças de equinos para criação

Pensando em criar equinos? Conheças as 5 melhores raças.

O que você pensa quando vê um cavalo? Beleza, sensação de liberdade e força são as primeiras impressões.

Mas o que algumas pessoas não sabem é que os equinos também movimentam o agronegócio brasileiro, que é o motor de nossa economia.

A indústria do cavalo é uma das que mais cresce no agronegócio brasileiro e estima-se que movimente cerca de R$ 30 bilhões por ano em nosso país!

Hoje o Brasil ocupa a quarta colocação com maior rebanho equino do mundo, com 5 milhões de cabeças.

Mas como criar cavalos? É preciso muito investimento? Quais as principais raças?

Acompanhe nosso blog que vamos falar sobre as raças de equinos para criação!

 

Mas antes, um pouco mais sobre os equinos

 

Eles fazem parte da Família Equidae e se dividem em duas principais categorias: domésticos e selvagens. Os domésticos são mais comuns nas Américas e Europa, enquanto os selvagens são mais encontrados no Oriente e África.

Os equinos têm características próprias como:

– São animais de grande porte, podendo chegar até 500 kg;

– São excelentes corredores;

– São ágeis e têm excelente audição;

– Tem olhos laterais que permitem um bom campo de visão;

– Costumam viver em grupos;

 

E quais as principais raças para criação?

 

1 – Cavalo Quarto de Milha: essa espécie tem cerca de um metro e 50 centímetros. Outras características marcantes são o focinho pequeno, narinas grandes e orelhas bem distanciadas. Ele é resultado do cruzamento entre raças indígenas e cavalos ingleses e espanhóis. O nome vem das competições disputadas entre três animais que correm um quarto de milha. Bastante versátil, esta raça é muito utilizada no campo pois é dócil, forte e veloz;

 

2 – Cavalo Mangalarga: é criado no Brasil há mais de 200 anos e proporciona uma excelente cavalgada. Além disso tem boa resistência física, baixo custo de manutenção, pode ser adestrado facilmente e tem temperamento dócil. Esta raça tem o pescoço largo, costelas bem arqueadas e tendões resistentes. Pode ter entre 1,52 a 1,57 metros de altura;

 

3 – Cavalo Mangalarga Marchador: com mais de 50 tonalidades de pelagem, a mais comum é a avermelhada.  Esta raça é bem ágil, com músculos fortes e é ideal para cavalgadas. Em campeonatos são analisadas sua marcha e resistência em provas de enduro. Sua cabeça e pescoço têm formato triangular e as orelhas são ligeiramente inclinadas para dentro.

 

4 – Cavalo Árabe: reconhecido pela beleza, é a raça equina mais antiga do mundo. Esta raça participa de competições por todo o mundo na qual são avaliados conformação e beleza. A característica mais marcante desta raça é a cabeça fina e o focinho côncavo.

 

5 – Cavalo Crioulo: é uma das raças mais resistentes entre os equinos. Chegou à América do Sul pelo cruzamento das raças espanholas Andaluz e Jacas. Hoje além do trabalho no campo, o Crioulo participa de várias provas, entre elas de resistência (enduro) e do World Equestrian Games, evento que é realizado pela Federação Equestre Internacional (FEI).

 

O que é preciso para criar equinos?

 

– Área: faz toda a diferença para o sucesso da criação. O terreno deve ser plano e sem “armadilhas” pelo caminho como buracos e pedras. Além disso, é bom evitar áreas alagadas. Dependendo da raça, o número ideal é de um cavalo por área que pode variar entre 1 a 3 hectares;

Alimentação: a forrageira (capim) deve fornecer até 70% das necessidades nutricionais dos equinos. As melhores são: Aruanã Mombaça; Tanzânia; Zuri; Tamani; Massai, Andropogon, Capim “vaquero”, Grama Bermuda, Grama Pensacola e Grama Batatais;

– Baias: devem ter uma dimensão de 16m² com cochos e bebedouros sempre organizados, abastecidos e limpos.  O piso deve ser forrado com palha seca que funciona como isolante térmico;

– Limpeza: os animais devem ser escovados periodicamente para que o pelo fique sempre brilhante;

– Vacinação: deve estar em dia para garantir a saúde do animal. Muitas doenças podem ser prevenidas com as vacinas. Os cavalos devem ser imunizados contra influenza, tétano, raiva, encefalomielite e outras doenças. Também é preciso evitar parasitas internos e externos.

 

 

Como você viu, antes de começar a criação de equinos é preciso planejamento e investimento, afinal muitos destes animais podem ser bem caros. Veja aqui algumas dicas antes de comprar os animais!

Então, se você está pensando em investir na equinocultura, siga as recomendações para ter um bom retorno!

 

Fontes pesquisadas:

 

galpaocentrooeste.com.br

connan.com.br

agro20.com.br

kbbadvocaciarural.com.br

organnact.com.br

univitta.net

cavaloatleta.com.br

cptcursospresenciais.com.br

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email