A cana-de-açúcar é um dos principais produtos que podem contribuir com o aumento da sustentabilidade. É ela que faz produtos essenciais para a economia mundial. Alguns desses produtos como o açúcar, o álcool e o etanol estão presentes no nosso dia a dia.
Produção da cana-de-açúcar:
A planta produzida hoje é resultado de diversas melhorias genéticas. Uma vez que essas melhorias são feitas por meio do cruzamento de espécies.
Aliás, nosso país ocupa o primeiro lugar no ranking de produção de açúcar. Do mesmo modo, o Brasil é responsável por 40% do cultivo em relação a todo o mundo. E, com 60%, São Paulo lidera a lista de produção em relação aos estados brasileiros. Ou seja, o Brasil lidera o pódio na exportação de etanol.
Sobretudo, outra virtude da cana é conseguir se desenvolver até em solos sem muitos recursos, como o cerrado. É uma planta de cultura semi-perene. Assim, após o plantio, corta-se a planta várias vezes antes de ser replantada. Então seu ciclo produtivo é, em média, de seis anos com cinco cortes.
Métodos de plantio:
- Eliminação da soqueira ou limpeza de terreno
- Subsolagem
- Calagem
- Gradagem ou aração
- Terraceamento
- Sulcação
- Distribuição de torta de filtro e adubo
- Distribuição de mudas
- Cobrimento de mudas
- Pulverização de herbicida
- Quebra de sulco
Acima de tudo, boas práticas agrícolas são necessárias para a sustentabilidade da cultura da cana-de-açúcar.
Existem tecnologias com potencial de contribuição para a produtividade e durabilidade da cana-de-açúcar. Algumas delas são:
- Melhoramento genético
- Controle de pragas
- Técnicas de plantio
- Tratos culturais
Melhoramento genético da cana-de-açúcar:
Este é um dos principais fatores agronômicos que contribuem com o aumento da produtividade. Ou seja, a escolha da variedade da planta é uma questão delicada e deve ser considerado fatores como:
- Potencial produtivo
- Capacidade de rebrota
- Resistência a pragas e doenças
- Tipo de solo
- Viabilidade local
- Duração do ciclo
Outra maneira é garantir o cultivo de variedades da cana-de-açúcar. Mas, sempre observando os diferentes estágios de maturação. Dessa forma, haverá mais épocas de colheita. E com isso, o aumento da produtividade ao longo da safra.
Importância da cana-de-açúcar:
A cana possui alta eficiência fotossintética e grande produção de biomassa. Além disso, oferece alto controle da erosão do solo. Isso faz com que seja um produto de grande valor econômico.
É com ela que se faz produtos essenciais para a economia mundial. Por exemplo:
- O açúcar, que é parte indispensável da alimentação humana;
- O álcool, utilizado nas bebidas alcoólicas (cachaça, gin, vinho e cerveja);
- E o etanol o combustível para abastecer veículos.
Para a produção do açúcar, o processo é relativamente simples. Em resumo, ferve-se o caldo que sai da cana, a água evapora e se transforma em açúcar. 80% do açúcar produzido no mundo vem da cana-de-açúcar. Quando o açúcar é fermentado, vira álcool. Então, essa fermentação nada mais é, que o uso de leveduras para quebrar as moléculas do caldo da cana.
Mas não pensem que a importância dessa planta para por aí.
As usinas de cana-de-açúcar aproveitam praticamente tudo da planta. Elas inclusive usam o bagaço que sobra da produção, para gerar energia elétrica. Além disso, pesquisas mostram que estes bagaços podem também virar álcool. Por fim, dá-se o nome de etanol celulósico para esse álcool derivado do bagaço.
Os subprodutos e resíduos também podem ser utilizados. Eles servem tanto para a alimentação animal, quanto fertilização de solos. Bem como para a geração de energia por meio desses resíduos.
Ademais, outro uso da cana-de-açúcar em muitas regiões do Brasil é como bebida “in natura”. Conhecida como caldo de cana ou garapa em várias regiões do país. Por meio do seu processamento artesanal obtém-se o caldo. Como resultado, esse caldo pode ser tomado, ou virar melado de cana, açúcar mascavo e rapadura.
Por isso, a cana-de-açúcar é uma cultura de importância mundial na busca da sustentabilidade. Em outras palavras, ela pode ser considerada uma das grandes alternativas para o setor de biocombustíveis. Isso porque a cana tem um grande potencial na produção de etanol e seus respectivos subprodutos.
Gostou do post? Acesse nosso Blog do Buscar Rural para conhecer mais sobre o agro.
Acesse também nossa plataforma do Buscar Rural.