Entre seis e oito meses de idade ou até atingir 210 quilos, o bezerro de corte passa pelo processo de desmame.
Considerado estressante para as vacas e seus bezerros, o desmame é fundamental para a reprodutividade e produtividade animal. Afinal, a amamentação prolongada é um dos motivos do atraso do primeiro cio pós-parto (anestro) e da deficiência de nutrientes na vaca.
Assim, para minimizar os efeitos nocivos causados nos animais, separamos três técnicas de desmame de bezerros. Desse modo, as técnicas são para otimizar a produção e aumentar o bem-estar animal. Boa leitura!
Separação dos bezerros
Assim, o bezerro é colocado em um pasto adequado e com alto valor nutritivo. Isso reduz o estresse da separação com a vaca. Além disso, os veterinários recomendam que ele fique o máximo do tempo possível longe de suas mães.
Durante o processo de afastamento, uma dica é deixar os bezerros no mesmo local onde foi feito o aleitamento, retirando apenas as vacas. O método do “amadrinhamento” pode ser uma boa opção nesta fase, uma vez que a inserção de animais adultos no local evita que os recém-nascidos fiquem muito agitados.
Porém, não deve ocorrer a venda ou o transporte dos bezerros. Já que além de estarem mais suscetíveis a doenças, os animais sofrem com estresses climáticos.
Separação por cerca
Um outro método para separar vaca e bezerro é o desmame com visualização. Nesse procedimento, mãe e filho ficam separados por uma cerca, mas mantêm parcialmente o contato.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Universidade da Califórnia (UC Davis) e pela Universidade de Idaho, o experimento garantiu o aumento do peso dos bezerros que são removidos da fazenda. O estudo também observou a redução do número de vocalizações e do tempo gasto durante as caminhadas, sinais esses que representam a redução do estresse dos animais.
Desmame de bezerro controlado
Além das dicas acima, há ainda o chamado desmame controlado, muito recomendado para reduzir o estresse do animal e evitar a perda de peso.
Neste caso, limita-se a quantidade de vezes em que a vaca amamenta sua cria, variando entre dois ou três períodos ao dia.
Assim, é possível reduzir os efeitos negativos gerados durante a fase do desmame. Isso evita o surgimento de doenças e garante a rápida recuperação da matriz e de sua recria.
O que fazer após o desmame do bezerro?
Após colocar as dicas acima em prática, é fundamental se atentar a algumas medidas que são necessárias após o desmame. Confira!
- Aplique as vacinas e os vermífugos cerca de um mês antes do desmame.
- Para evitar a disseminação de doenças nos piquetes, retire os bezerros doentes e os isole durante o tratamento.
- Não realize viagens durante o processo de separação entre vacas e bezerros.
- Lembre-se de manter a recria em uma pastagem de qualidade, com água fresca e sombra.
Dessa forma, seguindo essas dicas, o desmame dos bezerros da sua propriedade pode ser mais fácil. Mas lembre-se: preze pela saúde do animal, caso sinta dificuldade para realizar o processo, procure um veterinário.
Agora que já está por dentro do assunto, o que acha de comprar bezerros com apenas um clique? Para isso, basta baixar o Buscar Rural, uma plataforma de compra e venda de produtos do agronegócio. Clique aqui e baixe agora!
Você pode, também, visitar o nosso blog e ter acesso a várias informações sobre o universo do agronegócio, além de dicas para os produtores.
Ah, não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e com seus amigos produtores.