A Energia Solar no Campo vem ajudando muitos produtores a aumentar a sua produtividade, já que é uma fonte limpa e segura de energia.
Primeiro porque nem sempre a energia elétrica das concessionárias chega no campo.
Segundo porque mesmo tendo fornecimento de energia, os produtores que geram a sua própria energia conseguem diminuir os gastos com eletricidade em até 95%.
Energia Solar no Campo: como funciona?
As placas fotovoltaicas captam a energia solar e a convertem em energia elétrica, gerada em corrente contínua.
Essa corrente passa pelos inversores fotovoltaicos e é transformada em corrente alternada para ser utilizada pelas máquinas e outros equipamentos elétricos.
A energia gerada e não consumida, vai pra rede da concessionária e vira créditos para o produtor.
Energia Solar no Campo, custo benefício a longo prazo
Nos últimos anos o custo dos painéis solares têm diminuído, o que facilitou ainda mais a adesão e o financiamento por vários produtores rurais do país.
Esse investimento geralmente é pago com quatro ou cinco anos de uso, mas a economia pode durar por mais de 25 anos.
Por exemplo, com a inflação da energia elétrica nacional a cerca de 7% ao ano, um investimento baixo de R$33.000,00 teria o seu retorno em seis anos.
Considerando os 25 anos de vida útil dos painéis, o retorno médio é de 19,41%.
Financiamentos
A alta procura pelo sistema de energia solar no campo gerou também uma alta demanda de financiamentos para que produtores rurais possam investir nessa tecnologia.
Alguns deles são :
Aqui no Blog do Buscar Rural, nós temos mais textos sobre energia solar e outros assuntos para ajudar e facilitar a vida do produtor rural.