Nelore

O que você sabe sobre a raça Nelore? Confira 3 dicas para a criação do rebanho

Originária da Índia, a raça de gado Nelore chegou ao Brasil por volta dos anos 60.  Tornando-se, assim, uma das raças mais queridas pelos produtores rurais do país.

De acordo com a Associação dos Criadores de Nelore no Brasil (ACNB), no Brasil existem cerca de 200 milhões de cabeças de gado de corte e de leite criados em pasto. E, desse montante, 80% é gado de corte Nelore ou anelorado.

A raça Nelore possui algumas características marcantes. Por isso, é a principal escolha dos produtores rurais para a criação.

Sendo assim, neste conteúdo vamos abordar as características marcantes da raça e algumas dicas para uma boa criação do rebanho.

Boa leitura!

  1. Características do gado Nelore

A pelagem do Nelore é caracteristicamente branca ou em tons de cinza. Com um corpo robusto a aparência do gado, geralmente, é de animais fortes e saudáveis.

Dessa forma, devido as suas características, a raça Nelore, no Brasil, é a que mais atende ao que o mercado consumidor pede.

As condutas de criação de gado no país são baseadas na raça nelore. Nesse sentido, é importante conhecer outras características da raça que podem influenciar no desenvolvimento do rebanho.

  • Possui porte médio;
  • Temperamento dócil quanto maior é o seu convívio com o homem;
  • São adaptáveis ao clima do país;
  • A pele é resistente aos ectoparasitas;
  • Rusticidade elevada desde a gestação.
  1. Cuidados com a alimentação do rebanho

A alimentação de um rebanho é parte muito importante na criação, afinal é a base do desenvolvimento que se espera do animal.

Dessa maneira, além de uma boa pastagem, rica nos nutrientes necessários, é fundamental que haja a suplementação alimentar. Sendo assim, a alimentação é classificada em dois tipos: concentrada e volumosa.

A suplementação concentrada apresenta valores energéticos e proteicos elevados e baixos teores de fibras.

À base de probióticos, prebióticos e leveduras, a Nutimais – Nutrição Animal, é a que melhor atende as necessidades do produtor, com suplementação direcionada a todas as fases de criação do rebanho.

Para conhecer mais sobre os produtos, clique aqui.

Assim, a suplementação volumosa é definida pelos elevados teores de fibras e baixos valores energéticos.

São vários os alimentos volumosos disponíveis para o gado, como:

  • Pastagem;
  • Silagens;
  • Fenos;
  • Forrageiras verdes colocadas no cocho.
  1. Como confinar o gado Nelore

O sistema de criação em confinamento do gado consiste na separação dos animais em lotes e mantidos em áreas restritas, com alimentação realizada no cocho.

Além disso, a dieta é balanceada com ração e suplementação alimentar.

No entanto, o gado Nelore pode ser confinado de três maneiras: à céu aberto, local parcialmente coberto ou em galpão fechado – este último pouco utilizado no Brasil.

Cada uma dessas formas apresenta suas características, e cabe ao produtor rural escolher a que melhor atende suas necessidades.

Em qualquer escolha, é fundamental considerar o cercamento das instalações de modo que o gado fique seguro em seu ambiente. Dessa forma, o produtor precisa de uma cerca para confinamento apropriada.

O ideal é construir a cerca para esse objetivo. Para isso, utilizar materiais, como arames de qualidade boa e adequado para esse tipo de situação.

Conclusão

É fato que o gado Nelore possui criação muito bem vista no Brasil, devido as características importantes que a raça apresenta.

Para o sucesso na criação do gado, o produtor precisa prestar atenção as dicas e cuidados que a raça exige. Assim, o produtor rural tem a eficiência e rentabilidade na criação da raça Nelore.

Por fim, deseja comprar ou vender gado Nelore?

O Buscar Rural é o local ideal para isso!

No aplicativo você encontra diversos anúncios, além de poder anunciar o seu gado gratuitamente.

Clique aqui para baixar o aplicativo e viver a revolução do agronegócio.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email