Brasil é o segundo país que mais exporta grãos no mundo

Brasil é o segundo país que mais exporta grãos e segue como quarto produtor

O Brasil é, atualmente, o quarto maior produtor mundial de grãos, com representatividade de 7,8%. Na sua frente aparecem, respectivamente, em volume de produção: China, Estados Unidos e Índia.

Em 2020 a produção brasileira foi de 239 milhões de toneladas de grãos. Desse volume, mais da metade foi exportada, totalizando 123 milhões de toneladas de grãos.

Como resultado, o Brasil é o segundo maior exportador de grãos do mundo, com 19% do mercado internacional.

Os dados são da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Números

Quando falamos especificamente da soja, em 2020 o Brasil ficou em 1º lugar de produção e exportação. Como resultado, foram 126 milhões de toneladas de grãos de soja produzidos, com exportação de 84 milhões de toneladas. Dessa forma, houve uma movimentação de US$ 30 bilhões.

No ranking mundial dos principais produtores de grãos a classificação, com base no ano passado, o Brasil está em:

3º lugar na produção de milho;

4º lugar na produção de feijão; e

9º lugar na produção de arroz.

Brasil é o segundo país que mais exporta grãos no mundo

Futuro do mercado de grãos

Para 2021, a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento prevê uma colheita de 262,13 milhões de toneladas de grãos.

Entretanto, mesmo com queda de 9,57 milhões de toneladas, quando comparada à estimativa anterior, o volume é superior ao da safra passada.

É provável que as condições climáticas, que atingiram a segunda safra, influenciaram na produtividade das lavouras de grãos.

Em contrapartida, espera-se um novo recorde na produção de soja, com 135,4 milhões de toneladas, superando em mais de 8% a safra anterior. É provável que o milho apresente redução na produtividade, causada pela falta de chuvas.

Topo do ranking: Brasil é o maior produtor e exportador de café

Desse modo, a estimativa de produção é de 96,4 milhões de toneladas, somando as três safras do ano. Ainda falando da produção de grãos é preciso lembrar do arroz e feijão.

De acordo com a Conab, estima-se uma colheita de 03 milhões de toneladas de feijão.

Enquanto isso, o arroz tem produção estimada de 11,6 milhões de toneladas, 4% a mais que a safra anterior. Quanto ao trigo, as estimativas apontam área plantada de 2,5 milhões de hectares, esperando uma produção de 6,94 milhões de toneladas.

Produção

Outro fator interessante é saber quais os estados brasileiros campeões na produção de grãos.

  • Mato Grosso tem participação de 27,4% da produção total de grãos;
  • Paraná responde por 14,7%;
  • Rio Grande do Sul produz 14,2% dos grãos brasileiros;
  • Goiás tem 9,2%;
  • Mato Grosso do Sul 8,2%; e
  • Minas Gerais 6,3%.

Somados, os seis estados produzem 80% dos grãos em território nacional.

Nossos Grãos

Alguns grãos são especialmente produzidos no Brasil, vamos falar um pouco sobre eles.

O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo, sendo que o Rio Grande de Sul e o Paraná se revezam como principal produtor. É uma matéria-prima com várias funcionalidades, sendo usada na fabricação óleo, farinha, leite de soja e proteína texturizada.

O milho também é destaque por aqui, o país é o terceiro produtor mundial e o segundo exportador.

O estado que mais produz o grão é o Mato Grosso, seguido pelo Paraná. Como matéria-prima o milho é usado para fabricar óleo, fubá, rações e vários preparos culinários.

O maior produtor nacional de trigo é o Paraná.  Ele é especialmente conhecido como o grão que dá origem à farinha, com a qual se faz uma série de alimentos. E temos ainda os grãos que estão, diariamente, no prato dos brasileiros: arroz e feijão, por exemplo.

O Rio Grande do Sul e o Mato Grosso são, respectivamente, os maiores produtores de arroz no Brasil. O grão é o terceiro cereal mais consumido no mundo.

Já o feijão tem a base principal de sua produção no Paraná e Minas Gerais. O grão é fonte de ferro, vitaminas do complexo B e fibras, além disso, possui carboidratos.

Fontes – Agência Brasil; G1; Governo do Brasil; My Farm; Sistema de Produção Embrapa; Inovagro Jr; Canal Rural; e Money Times.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email