Paisagismo rural

Paisagismo rural

Projetos de paisagismo rural visam a sustentabilidade e preservação do ecossistema  

O paisagismo rural e referências campestres vão além da valorização das paisagens do campo e busca destacar não só o espaço, como também o meio ambiente e a conservação de recursos naturais.

A função primordial é incentivar as práticas preservacionistas, o exercício da sustentabilidade, indispensáveis à manutenção do equilíbrio do ecossistema. Além de ter o papel de embelezar a propriedade.

Além da inserção da vegetação rural no ambiente urbano, é importante adaptar a questão da subsistência (busca por alimentos) e economia de recursos naturais. Esses fatores combinados estão diretamente ligados com a questão do paisagismo rural e práticas sustentáveis.

Um exemplo de alternativa para produzir o próprio alimento é o sistema de horta caseira implantado em uma espécie de jardim vertical. O método consiste na adaptação de vasos de cultivo de vegetais nas paredes. Nelas, é possível cultivar pequenos alimentos orgânicos como salsinha, rúcula e pequenos tomates.

Uso de água sustentável

O aproveitamento de água é outro ponto importante a se considerar no paisagismo rural na hora de fazer a irrigação das plantas e fazer com que a água excedente escoe e supra a necessidade de outros plantios. Dessa forma é possível evitar o desperdício de água e ainda auxiliar no desenvolvimento das demais áreas verdes.

Com uma busca maior por qualidade de vida, donos de fazendas, sejam elas produtoras ou não, estão à procura de recursos que façam da sua propriedade um lugar especial, humanizado. É aí que entra a procura por um paisagismo rural bem planejado, que vai de encontro com o gosto, desejo e condições financeiras do cliente. Afinal, no local em que plantas e a própria área rural são usadas para produção, pode-se preservar o ecossistema.

Após decidir criar o jardim, tanto o que circunda a sede da fazenda, bem pequeno, como o que abrange uma área maior no entorno desta, o paisagista deve informar ao cliente quanto irá investir em tempo, dinheiro e mão de obra com ele. Os melhores jardins são aqueles de baixa manutenção, o que diminui seu custo. Uma das coisas que mais encarece a montagem e manutenção de um paisagismo rural é a localização da fazenda, a dificuldade para chegar até ela, pois em relação ao solo, clima, entre outros fatores, não existem entraves. O bom profissional faz um projeto de acordo com as características da região.

Plantas Exóticas e Nativas no Paisagismo Rural

No projeto podem-se misturar plantas nativas com exóticas. O proprietário deve ponderar se vai automatizar a irrigação, se irá contratar uma equipe para ficar por conta da manutenção, se precisa comprar algum maquinário apropriado.

Outro fator essencial é observar a topografia da propriedade. Matas nativas, árvores e palmeiras da região, represas, rios e cachoeiras, até mesmo a localização da casa (se está em cima ou na base de uma colina, em uma área plana ou perto de um lago) devem ser levadas em consideração.

Por se tratar de grandes propriedades, é sempre bom lembrar que o paisagismo deve ser planejado para ser visto de longe. O ideal é colocar grandes maciços, para alcançar uma visão ampla.

Paisagismo rural e prática esportiva

O paisagismo rural também favorece a prática esportiva e o lazer nas fazendas. Grandes gramados, livres para atividades diversas, pomares, hortas, quadras de futebol, de tênis, píer de apoio para esportes náuticos e pesca esportiva, e até trilhas nas matas vizinhas podem fazer parte do projeto, que não deve deixar de incluir pontos de parada e contemplação, geralmente utilizando bancos feitos com madeira regional e ainda, usar elementos da história local, como carros de boi e outros artigos que personalizam o jardim.

Como a propriedade rural, principalmente para o agricultor familiar, é um espaço de trabalho, moradia e lazer, o paisagismo adquire uma importância ainda maior. É o local onde a maioria dos agricultores passa o maior tempo da vida, um local que expressa o amor pela terra e pela forma de produzir a sua própria existência e a da família.

Uma bela paisagem tende a estimular o turismo rural e ecológico, que atualmente é uma alternativa muito procurada por pessoas que querem fugir da poluição e do estresse das grandes cidades. Representa um potencial de renda para os proprietários rurais e de desenvolvimento para as pequenas cidades.

O projeto deve ser executado levando em consideração a cultura local, o clima predominante, as características do solo, a disponibilidade de água, a beleza das plantas e a presença de crianças, adultos e as espécies de animais existentes na propriedade.

Controle de pragas com biodenfensivos é a forma de ter lavoura saudável

O plantio de árvores, arbustos e flores em alguns pontos das propriedades como por exemplo nas margens das estradas e nos quintais, somado às florestas naturais situadas nas áreas de preservação permanente e reservas legais, permite criar uma paisagem harmônica e melhorar a qualidade de vida dos moradores e frequentadores.

Os telhados verdes (ou Ecotelhados) são hoje alternativos aos telhados verdes convencionais, pois integram todas as vantagens de um jardim suspenso, com a captação de água da chuva, o tratamento de efluente (esgoto sanitário) e a captação da energia solar.

A pavimentação deve ser com componentes bem naturais, como seixos, cascalhos ou brita. Os vasos devem buscar aproveitar antigas peças utilitárias, tais como cestas, troncos, escadas de madeira, entre outros utensílios que podem ornamentar o espaço.

O plantio de árvores também é um ponto muito importante na construção do seu jardim rural, basta optar pela opção certa para seu espaço. As mais indicadas são as espécies que não possuem raízes profundas que podem comprometer estruturas, entre elas, o ipê-amarelo, a pata de vaca e o jacarandá mimoso.

No blog Buscar Rural, o usuário encontra uma plataforma de compra e venda do agronegócio, usando a tecnologia para aproximar os produtores rurais de todo o país. Há várias opções de propriedades à venda e instalação de projetos paisagísticos.

Links pesquisados

www.pensamentoverde.com.br

www.anualdesign.com.br

www.apremavi.org.br

www.ecotelhado.com

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email