O Brasil é um dos maiores produtores de gado de leite do mundo. Sendo assim, o leite produzido é muito importante para a agropecuária brasileira. Afinal, é a partir dele que vários outros são derivados. Assim, o produtor obtém lucro e contribui para a economia do país.
No entanto, assim como as demais, a criação de gado de leite necessita de atenção e cuidados específicos. É a partir desses cuidados que a produtividade e qualidade do produto são garantidos. Sendo assim, é importante que o produtor esteja engajado com o negócio e conheça os sistemas que adotará na criação.
No texto de hoje iremos abordar alguns cuidados essenciais na criação do gado leiteiro. Continue a leitura para algumas dicas.
Confinamento do gado de leite
O confinamento tem o objetivo de melhorar a eficiência na produção do leite. O sistema funciona assim: os animais são separados em lotes e em áreas restritas, chamados de piquetes.
Uma das principais preocupações do produtor deve ser com a alimentação. Para o gado de leite, manter uma alimentação balanceada é de extrema importância. Assim, em confinamento, os animais recebem o alimento em cochos, e essa alimentação é rica em nutrientes.
Além disso, o produtor deve se atentar ao estresse do animal. Porque quando o gado de leite é tranquilo, a sua produtividade é muito melhor. Por isso, é muito importante que o ambiente tenha:
- Rigorosos cuidados sanitários;
- Conforto térmico para o animal;
- Alimentação adequada;
Mas, só é possível ter todos esses benefícios escolhendo o sistema de confinamento adequado. Existem alguns que se destacam e que o produtor pode se orientar, como:
Sistema Tie Stall
Esse sistema é mais indicado para rebanhos pequenos, mas com alta produção de leite. Assim, as vacas são confinadas por todo o período produtivo.
Sistema Free Stall
Diferente do Tie Stall, esse sistema permite que as vacas fiquem soltas em uma área cercada. Ou seja, quando não estão sendo ordenhadas, elas podem ficar livres no pasto.
No entanto, o sistema também conta com baias forradas com areia, borracha triturada e serragem onde os animais podem descansar. Além disso, conta com o espaço para alimentação em cochos e local para ordenha.
Assim, o objetivo do Free Stall é manter o conforto, principalmente o térmico, dos animais.
Sistema Compost Barns
O sistema é formado por uma área de grande porte coberto para descanso dos animais. Assim, as vacas têm a possibilidade de descansar durante todo o dia, além de se deslocar e interagir entre si.
Tem o piso forrado com serragem que é revirada, pelo menos, duas vezes ao dia. Além disso, o sistema possui um beiral de concreto que separa a área de alimentação em cochos do corredor. É um sistema que tem ganhado vários adeptos pelo país.
Cuidados com as doenças em gado de leite
Os cuidados sanitários são de extrema importância para o gado de leite. Isso porque as vacas são suscetíveis a várias doenças. Além dos cuidados sanitários, é fundamental que o criador observe o seu rebanho com atenção.
As principais doenças que podem atacar o gado de leite, são:
- Mastite;
- Brucelose;
- Febre aftosa;
- Tuberculose;
A mastite pode reduzir drasticamente a produção tanto em qualidade quanto em qualidade. Enquanto isso, a Brucelose pode deixar o animal infértil.
Por isso, o cuidado com a saúde do gado de leite é fundamental para a qualidade e a produtividade. Sendo assim, o produtor deve sempre estar atento ao rebanho e, se possível, ter acompanhamento veterinário.
Alimentação do gado de leite
O cuidado com a alimentação do rebanho faz muita diferença, principalmente na fase de lactação. A fase de lactação do gado de leite pode afetar a quantidade do leite, as alterações do peso das vacas e o consumo de alimentos.
Desse modo, para definir o sistema de alimentação dos animais, é necessário levar em conta fatores, como:
- Estágio de lactação;
- Nível de produção;
- Idade da vaca;
- Condição do animal;
- Valor nutritivo dos alimentos;
Existem três estágios durante a lactação, e a alimentação do gado de leite deve segui-los. Assim, o produtor consegue proporcionar a alimentação adequada para cada uma das fases, mantendo as vacas saudáveis.
Além disso, o produtor pode usar suplementos que ajudem na produtividade das vacas. Á base de probióticos, prebióticos e leveduras o +Leite, produzido pela Nutrimais, é um aliado para aumentar a produção do gado de leite. Conheça mais sobre os benefícios do produto, aqui.
Desse modo, a qualidade e produtividade do leite se destacam. Sendo esses benefícios resultados do manejo correto da criação.
Conclusão
Assim, como você pôde perceber, é fundamental que o produtor se preocupe com os cuidados com o gado de leite. Somente assim ele conseguirá alcançar as expectativas de uma boa produção.
Se você gostou desse post confira vários outros acessando o nosso blog. Além de acompanhar as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.
Baixe, também, o nosso aplicativo e faça parte da revolução do Agronegócio. Clique aqui e conheça o Buscar Rural.