gás metano

Gás metano: Propriedades rurais adotam essa fonte de energia

Gás metano se torna fonte de energia em boa parte das propriedades rurais, no Brasil

Você sabia que o biogás também pode gerar energia elétrica? Isso mesmo, a gestão de resíduos traz diversas soluções sustentáveis para geração de energia, dentre elas, a geração de eletricidade. Tanto do campo, quanto do meio rural, o lixo é uma solução viável para a destinação de qualquer resíduo orgânico.

O gás metano é conhecido como um dos principais agentes causadores da aceleração do efeito estufa e da degradação do meio ambiente. Sendo uma grande fonte de energia, esse composto incolor e inodoro pode se tornar altamente inflamável e explosivo quando entra em contato com o ar. Quando inalado, pode prejudicar a saúde humana. O grande desafio global de combate à mudança climática está levando à adoção crescente de fontes de energia renovável.

O aquecimento global é um problema atual e o combate às mudanças climáticas é um desafio para todos. Nesse cenário, a adoção de energias renováveis, como o biogás, se torna cada vez mais necessária, para diminuir o uso de combustíveis fósseis e, consequentemente, reduzir os impactos negativos gerados por esse uso.

Cerca de 60% da produção de metano no mundo é proveniente da ação humana, principalmente na agricultura e pecuária. Porém, existem outras fontes de gás metano na natureza.

O uso do biogás transforma um passivo ambiental em um ativo energético e traz inúmeros benefícios. A redução de um passivo ambiental é uma das suas maiores vantagens.

Estudo avalia centenas de plantas que são úteis na produção da energia de gás metano

O estudo Panorama do Biogás no Brasil (2019), realizado entre dezembro de 2019 e março de 2020, contabilizou mais de 400 plantas ativas voltadas para energia elétrica como atividade principal.  O Brasil é um dos países com o maior potencial energético do mundo, o número equivale a cerca de 84,6 bilhões de metros cúbicos/ano.  Dentro desses números, há 86% das plantas voltadas para energia elétrica como atividade principal. Com isso, a produção dos derivados do biogás vem se sobressaindo.

Uma das principais maneiras de aproveitar esse composto químico de forma sustentável, além de contribuir para a sociedade, é usá-lo como fonte de energia.

Esse gás também vem sendo muito utilizado como matéria-prima para a fabricação de etanol, dióxido de carbono, cloreto de metila, amônia, diclorometano e acetileno. Como combustível alternativo para veículos como ônibus e caminhões, por exemplo, o metano está presente em cerca de 90% de sua composição.

O metano é representado na forma molecular como CH4 que pertence à família dos hidrocarbonetos simples. Sua apresentação se dá na forma de um gás sem cor, e sem cheiro, e pode ser amplamente encontrado na natureza. Apresenta baixa solubilidade em água e, quando em contato com o ar, seu potencial explosivo se torna bastante alto.

A produção de gás metano pelos processos biogênicos é resultado da reação química realizada pela ação de bactérias anaeróbicas durante a decomposição da matéria orgânica, como lixo e esgoto. Já nos processos biogênicos, o metano é produzido pela combustão de material orgânico, principalmente combustíveis fósseis, como o petróleo.

Chorume é a base para a produção de energia de gás metano

Em aterros sanitários e lixões, o líquido escuro e viscoso produzido pela decomposição da matéria orgânica, mais conhecido como chorume, é uma importante fonte de liberação de gás metano. Para ser transformado em energia, esse gás é coletado por meio de drenos e conduzido para uma área de tratamento que o condensa e o refrigera.

Após o beneficiamento do metano, o mesmo vira biogás e já pode ser enviado aos motores do aterro, que vão gerar energia. Em alguns aterros da região de São Paulo, esse tipo de energia sustentável chega a abastecer 700 mil habitantes.

Já na pecuária, os responsáveis pela transformação do gás metano em fonte de energia são os biodigestores. São neles onde os dejetos de animais herbívoros e resíduos orgânicos serão processados por meio fermentação anaeróbica onde ocorrerá a liberação de gases que posteriormente serão usados para gerar energia.

A instalação desses biodigestores, além de ajudarem a reduzir os impactos ambientais gerados pela atividade agropecuária, pode resultar em economia e até mesmo lucro, uma vez que reduzem o custo de produção, gerando uma fonte própria de energia limpa.

Dieta do gado será revista para equilibrar a produção de metano

Nas atividades pecuárias, pesquisas apontam que a solução mais eficaz para o controle da emissão de metano na atmosfera está ligada à diminuição dos ciclos de produção e a medidas que minimizem a produção de gás metano provenientes dos processos de digestão dos animais como a melhoria da dieta do gado (uma melhor nutrição dos animais, diminui a carência de nutrientes) e a melhoria dos pastos (fertilização adequada dos solos).

O biogás, especificamente, pelo fato de poder ser gerado de forma contínua, difere da energia eólica ou solar. É possível estocá-lo a custos baixos, seja na forma de matéria-prima, seja como gás comprimido. Além disso, devido à sua estabilidade, pode atuar como mecanismo regulador da intermitência dessas outras fontes.

Suas principais aplicações são a geração de energia elétrica, por meio da queima em motogeradores, a fabricação de biometano, após a retirada do CO2 e contaminantes, para a substituição do gás natural, especialmente o veicular, e, por fim, a utilização dos resíduos como fertilizantes.

Para uso próprio, especialmente nas pequenas e médias propriedades rurais, a principal utilização do biogás atualmente é a sua queima para a produção de energia térmica.

Reciclagem e compostagem de lixo orgânico gera sustentabilidade

As principais fontes de produção de biogás no país são os aterros sanitários (51%), a indústria de alimentos e bebidas (25%), a suinocultura –(14%) e o lodo de esgoto (6%), segundo dados de 2015 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O biogás também é benéfico ao meio ambiente, pois tem pegada negativa de carbono. Ou seja, tem baixa emissão de carbono e ainda dá um novo aproveitamento do metano que poderia poluir solo e a atmosfera. A disposição final de resíduos sólidos é um grande problema ambiental em grandes centros urbanos e a decomposição do lixo leva à produção do biogás.

Ao utilizar esses locais como fonte de geração de biogás, há uma melhora para o meio ambiente e uma nova utilização do gás de forma sustentável e trazendo benefícios econômicos.

A energia produzida a partir do biogás vem se desenvolvendo. Neste ano, a primeira termelétrica a biogás foi instalada no Espírito Santo. Com a capacidade de abastecer até 50 mil habitantes, gerando até 5 MW, a geração de energia advém do biogás proveniente do aterro sanitário da Marca Ambiental em Cariacica.

Efeito estufa é um dos inconvenientes ampliados pelo gás metano

Dentro do grupo de hidrocarbonetos totais (THC), há os hidrocarbonetos simples, como o metano e outros compostos com os quais ele se associa, e os hidrocarbonetos não-metano, grupo que compreende os THC menos a parcela de CH4 que, eventualmente, se ligue a eles. Todos têm a propriedade de serem precursores para a formação do ozônio troposférico e podem ser vetores do desequilíbrio do efeito estufa.

Um dos efeitos negativos do metano para o meio ambiente é a sua contribuição para o desequilíbrio do efeito estufa, podendo colaborar para o aquecimento global. O metano não entra no grupo de poluentes que servem como indicadores da qualidade do ar, porém entra no grupo dos poluentes climáticos de vida curta e quanto às possíveis alterações climáticas, impactam 21 vezes mais que o dióxido de carbono (CO2).

Uma quantidade desconhecida (mas provavelmente enorme) de metano está presa no sedimento marinho e sob as geleiras/glaciares, conhecidos como campos de gás natural ou depósitos geológicos. O gás natural usado como combustível para veículos tem cerca de 70% de metano em sua composição.

Mudanças de hábitos deverá implicar em adotar dieta vegetal

Manter uma dieta 100% vegetal é a forma mais efetiva de salvar o planeta. Outro estudo ainda mostrou que reduzir consumo de carne vermelha é mais efetivo contra gases do efeito estufa do que parar de andar de carro.

Outra maneira de contribuir com a redução da pegada ambiental é fazer a reciclagem do lixo orgânico por meio da compostagem doméstica.

Geração de energia própria amplia o alcance de áreas, mas não há infraestrutura adequada

A Resolução N° 482 aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 2012, autorizou a geração de energia pelo consumidor a partir de alternativas renováveis. A normativa facilitou a viabilização do biogás.

A geração de energia a partir do biogás, melhorou as malhas de energia existentes nas áreas rurais e no interior do país. Porém, o apoio para a energia elétrica em propriedades do interior ainda é precário e muito alto às concessionárias de energia. A fragilidade do sistema elétrico nacional oportuniza a criação de ‘gatos’, muitas vezes insegura para os consumidores.

Destaca-se o caso de Entre Rios do Oeste – PR, onde a instalação de uma Termelétrica foi concebida pela primeira chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para projetos com biogás.

Energia no campo

O projeto é desenvolvido pelo CIBiogás com investimentos da Copel e parceria de execução com o Parque Tecnológico de Itaipu – (PTI). As propriedades rurais da cidade, consideradas unidades produtoras de biogás, são conectadas a uma rede coletora de 22 quilômetros. Por sua vez, a rede entrega o biogás na Minicentral Termoelétrica onde o biogás é transformado em eletricidade, e a energia abastece prédios públicos do município.

Com inúmeros benefícios para o desenvolvimento sustentável da sociedade, o biogás pode contribuir de diversas maneiras. A distribuição de energia elétrica no Brasil, acaba de ganhar mais um aliado para preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida dos seres humanos. Essa alternativa precisa ser valorizada com uma boa aplicação energética independente do seu fim, seja energia elétrica, térmica, mecânica ou como combustível veicular.

Nas áreas rurais há um grande potencial de produção de biogás, e é aí que os projetos com responsabilidade para garantir a segurança energética entram em ação. Essas ações garantem a melhora na qualidade de vida e muitas vezes influenciando no quesito econômico dos produtores.

Links pesquisados

www.sitesustentavel.com.br

www.bndes.gov.br

www.gnpw.com.br

www.ecycle.com.br

www.cibiogas.org

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email