Saiba mais sobre o cavalo campolina

Cavalo campolina: conheça a origem e características da raça

Dócil, robusto, charmoso e adaptável. Estas são apenas algumas das características do cavalo campolina. O campolina é a escolha dos produtores rurais que prezam por conforto na montaria.

No entanto, o campolina possui várias outras qualidades que o tornam uma ótima opção para os produtores rurais. Caso você esteja procurando comprar um cavalo, neste post abordaremos a origem da raça campolina e suas características.

Mas, antes de prosseguir com a leitura, se você precisa de dicas para comprar um cavalo, temos o post certo! Clique aqui e confira. Agora, tenha uma ótima leitura!

Origem do cavalo campolina

A história do cavalo campolina no Brasil se inicia em 1870. Seu nome é uma referência a Cassiano Campolina, que foi responsável pela criação da raça.  Cassiano tinha o desejo de ter um cavalo forte, de grande porte e resistente. Por isso, se dedicou para criar uma raça que atendia suas expectativas.

Dessa forma, Cassiano pôde seguir com seu projeto quando ganhou um presente muito especial de Dom Pedro II. A égua Medeia, que veio prenha da raça Andaluz. Dessa relação nasceu o potro chamado de Monarca, que é o primeiro da raça campolina. Mesmo Monarca apresentando boa resposta às expectativas de Cassiano, ele não parou por aí.

Assim, ao longo dos anos, a raça passou por diversas modificações genéticas. Cassiano não conseguiu ver seu sonho realizado. No entanto, após seu falecimento, um de seus herdeiros conseguiu criar a raça campolina aperfeiçoada. Dessa forma, a raça é uma das mais procuradas para montaria.

Em 1951 foi criada a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Campolina, que tem como missão orientar produtores e criadores sobre as melhores práticas para a criação da raça.

Principais características da raça

O campolina é uma raça ágil e resistente. No entanto, existem outras características que o torna um animal importante no campo. Confira abaixo algumas das qualidades do cavalo campolina!

  • Cavalo de grande porte;
  • Perfil subconvexo para retilíneo;
  • Olhar vivo;
  • Orelhas médias a longas;
  • Pescoço longo com estrutura musculosa;
  • Anca um pouco circular;
  • Cabeça “seca”.

Além disso, o campolina é um animal dócil. Seu andar é harmonioso, o que deixa sua montaria confortável. Os cavalos machos têm 1,58m de altura, enquanto as fêmeas têm de 1,52m. Assim, o peso médio é de 500kg.

A pelagem do cavalo campolina é, geralmente, castanha. Entretanto, podem ter pelagens alazã, preta, branca, tordilha, pampa e baia. É um cavalo com boa aparência, que chama atenção por suas características físicas.

Conclusão

O cavalo campolina é muito importante no meio rural devido ao seu uso flexível. Seja para o campo, lazer ou esporte, o produtor rural pode contar com o campolina. Além disso, o cavalo campolina tem uma beleza que chama atenção por onde passa.

Sendo assim, se você, produtor rural, deseja comprar um cavalo da raça campolina, clique aqui. Já conhece o Buscar Rural? O aplicativo completo de compra e venda de produtos, animais, propriedades e serviços do agronegócio. Ou seja, tudo o que você procura do agro em um só lugar.

Baixe o aplicativo e confira!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email