A raça de gado de corte Angus é uma das mais procuradas do mundo por possuir grande capacidade na produção de carne. Pecuaristas investem na criação da raça porque a carne Angus é de alta qualidade, o que pode gerar boas vendas.
Embora tenha características marcantes, a raça possui algumas dificuldades na venda. Por isso, iremos abordar um pouco da história da raça, suas características e demais curiosidades. Se você se interessa pela raça, tenha uma ótima leitura!
Origem da raça Angus
A raça é britânica e originária do cruzamento das raças Aberdeen e Angus. Por isso, também é conhecida no mundo como Aberdeen Angus. O primeiro registro da raça é datado por volta dos anos de 1860.
Foi a partir daí que a criação de gado da raça Angus se disseminou pelo mundo, tendo seus maiores destaques em países como Estados Unidos, Nova Zelândia e Canadá.
A raça chegou ao Brasil por volta de 1906, em uma área do sul do Rio Grande do Sul. Já em solo brasileiro, o Angus cruzou com um touro uruguaio da raça Menelik.
Existem duas raças comuns vinculadas ao Angus: Aberdeen Angus e Red Angus. Confira como diferenciar as duas.
Aberdeen Angus e Red Angus
As diferenças entre ambas as raças são mínimas, elas integram o mesmo grupo, o Aberdeen.
Embora a raça Red Angus apresente animais com uma tonalidade mais avermelhada, ela não difere em características da outra. A questão é que a cor se dá devido a um gene recessivo. Sendo assim, uma vaca e um touro preto podem gerar um bovino vermelho.
Assim, mesmo com a diferença nos nomes, as duas são integrantes da raça Angus. Sem grandes diferenças em suas características de carne e estrutura.
Principais características da raça
A raça Anguns possui características e vantagens que são excelentes para que o produtor rural invista. Dessa forma, suas características conferem resultados positivos para a economia direcionada ao gado de corte.
As fêmeas da raça se destacam por serem férteis e de vida longa. Além disso, possuem boa capacidade materna, os partos são feitos em prazos mais curtos e simples. Isso representa um ótimo custo benefício para o produtor rural. Com isso, o produtor pode ter mais bezerros por hectare.
A raça, de modo geral, tem características que atraem o produtor rural. A carne do Angus é macia e saborosa, o que ajuda na sua comercialização. Essa carne tem elemento gorduroso de 3mm a 6mm, o que mantém a maciez e o sabor. No entanto, outras qualidades do animal chamam atenção, como:
- Precocidade;
- Rusticidade;
- Adaptável;
- Facilidade no parto;
- Carne de ótima qualidade.
Vale a pena investir na raça Angus?
Mesmo com todas as qualidades do animal, existem dificuldades na sua criação. Porém, são dificuldades que podem ser ajustadas para que o produtor tenha uma boa experiência na criação.
A raça se dá melhor ao clima do sul. No entanto, é adaptável aos demais climas, se tomado alguns cuidados. Segundo a Associação Brasileira de Angus, a maior dificuldade está na comercialização da carne.
Dessa forma, para superar essa dificuldade de comércio, é necessário que os produtores rurais gerenciem melhor suas vendas. A carne é bem vista no mercado, como já foi citado, então é uma questão de adaptação.
A raça é uma ótima opção para o produtor rural, não tendo grandes diferenças com relação às demais. Assim, se você, produtor rural, deseja investir no gado Angus deve estudar a fundo a raça. É importante entrar em contato com a ABA para tirar dúvidas e entender, de fato, como tornar a criação lucrativa.
Produtor, já conhece o Buscar Rural? O primeiro aplicativo de compra e venda rural do Brasil! Nele, você pode anunciar produtos, máquinas, animais e serviços e se conectar com compradores de todo o país.
Baixe o aplicativo e confira. Para dicas de como usar o aplicativo e outras informações relevantes para o agronegócio, siga o Buscar Rural no Facebook e Instagram.