Saiba mais sobre agropecuária

Agropecuária: o que é e qual a sua importância para o Brasil

Apesar da pandemia da Covid-19, a agropecuária brasileira apresentou crescimento de 0,6% no primeiro trimestre de 2020, segundo dados do IBGE. Com esse crescimento, o setor foi o único da atividade econômica a crescer nesse período.

Um setor muito importante para a economia brasileira, a agropecuária surgiu com o desenvolvimento do ser humano. Assim, o início de tudo foi a domesticação e criação de animais.

Para entender melhor sobre a agropecuária, neste post vamos contar sua história desde o início e como tem evoluído com o tempo e seus sistemas. Boa leitura!

O que é agropecuária

Em resumo, desde os primórdios da humanidade a agropecuária consiste na criação e domesticação de animais. Além do cultivo de plantas, como café e soja. Sendo assim, a agropecuária é a junção dos conceitos de agricultura e pecuária.

Nesse caso, agricultura é a prática de cultivo do solo para produção de alimentos como soja, arroz, café, etc. Já a pecuária é a criação de gado de corte e de leite. O objetivo da prática é de alimentar humanos e animais.

Um fator importante é que a agropecuária é uma das principais atividades econômicas do país. Afinal, é por meio dela que outras atividades recebem matérias-primas para o seu desenvolvimento.

Produzida no ambiente rural, a agropecuária se modernizou e conta com apoio da tecnologia, que auxilia no seu desenvolvimento. Dessa forma, o cultivo de plantas e a criação de animais evoluiu muito.

Importância da agropecuária no Brasil

Como citamos acima, a agropecuária é uma das atividades econômicas mais importantes do país. Por meio dela, vários empregos são gerados. A expectativa de crescimento se dá devido à expansão das áreas de cultivo e dos produtos que comercializados.

Em 2019, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, a produção agropecuária no Brasil registrou um valor estimado de mais de R$603 bilhões.

Essa foi, em 30 anos, a segunda maior marca já registrada. Dessa forma, é muito importante que a busca de especialização seja constante para quem deseja atuar na área.

Afinal, para que haja crescimento é fundamental que tenha mão de obra capacitada. Somente assim a atividade irá alcançar os objetivos de crescimento. Além disso, a geração de empregos na área continuará a aumentar. Porém, será preciso a capacitação e conhecimento das novas tecnologias que estão surgindo para o setor.

Quais são os sistemas agropecuários?

A agropecuária pode ser exercida por pequenos, médios e grandes produtores e é classificada como intensiva ou extensiva.

Para que sejam definidos, é levado em conta a produção em qualquer tamanho de propriedade. Além disso, os resultados de produtividade por hectare e o valor investido na produção, são essenciais para essa definição.

Extensiva

A pecuária extensiva é praticada, em sua maioria, por agricultores familiares. Esses utilizam mão de obra da própria família e a queimada para preparar a terra. Por ser um sistema que não faz uso de tecnologia, possui baixa produtividade.

Animais criados em áreas abertas, soltos a pasto. Esse sistema faz com que o animal procure por seu próprio alimento.

A atividade extensiva é a que mais se aproxima das técnicas antigas e tradicionais, onde o homem é quem faz a maior parte das atividades. Conta com pouca ou nenhuma tecnologia para ajudar na administração da propriedade.

Intensiva

O sistema intensivo busca a lucratividade dos produtores. Sendo assim extraimais produtividade da terra com menor mão de obra.

Para que haja mais produtividade, o sistema intensivo utiliza de recursos tecnológicos. São equipamentos que melhoram consideravelmente a qualidade de trabalho, por isso é importante ter mão de obra qualificada.

Assim, os recursos tecnológicos auxiliam em atividades como:

  • Confinamento do rebanho;
  • Adequação do solo para o plantio;
  • Máquinas agrícolas;
  • Aplicação de fertilizantes;

Sem dúvidas a agropecuária é uma atividade com muito desenvolvimento no Brasil. Por isso, o cenário do pais aponta que a atividade tem muito espaço para crescer. Sendo uma das principais atividades da economia, a agropecuária é fundamental para gerar empregos e alimentos.

Gostou desse conteúdo? Para mais textos como esse confira o nosso blog!

Além disso, você pode seguir o Buscar Rural no Facebook e Instagram. Para uma experiência diferente no setor de compra e venda do agronegócio, baixe o aplicativo ou visite o nosso site.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email