Conheça a pecuária no Brasil

Conheça os tipos de pecuária que predominam no Brasil

A pecuária brasileira possui grande destaque no país. Principalmente pela exportação de carne, que é muito importante para o mercado interno.

O Brasil é um dos principais produtores de carne bovina do mundo. A atividade representa uma parcela significativa do PIB nacional.  Além do país se destacar na exportação de produtos, é um dos países com mais cabeças de gado de corte e leite criadas em seu território.

Com o passar dos anos e o desenvolvimento da tecnologia, a agropecuária tem ganhado espaço e é um dos pilares da economia do país. No entanto, é uma atividade complexa, já que exige o cuidado com o gado e a preocupação de manter a qualidade da carne e do leite entregues.

Neste conteúdo apresentamos os tipos de pecuária existentes no país e quais suas diferenças. Quer saber mais sobre pecuária intensiva e extensiva? Então continue a leitura!

Tipos de pecuária no Brasil

A pecuária pode ser dividida em dois tipos: corte e leiteira.

A pecuária de corte consiste na criação de gado para o consumo da carne. Já a pecuária leiteira produz o leite que serve de alimento, além de seus derivados, como: queijo, manteiga, iogurte, entre outros.

A carne, o leite e seus derivados fazem parte do dia-a-dia do brasileiro. Portanto, são responsáveis por alimentar diversas famílias. Sendo muito importante para a economia do país.

Além desses dois tipos, a pecuária pode ser ainda classificada como extensiva e intensiva. Essa classificação é a que dita a produção, tanto da carne como do leite.

Diferenças entre a pecuária intensiva e extensiva

A prática da pecuária intensiva e extensiva são bem distintas. O produtor rural é quem opta por uma delas, e essa escolha vai de encontro às condições da propriedade, tanto em estrutura quanto aos recursos disponíveis.

Extensiva

Dessa forma, a pecuária extensiva é feita por meio da criação de gado em áreas abertas, como o pasto.

Devido ao baixo investimento, a pecuária extensiva possui grande popularidade no país. Com um sistema de criação mais livre, é o mais tradicional entre os pecuaristas do país. Assim, o gado é criado em grandes áreas de pasto.  Assim, o animal tem a seu dispor a maioria dos nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Por este motivo, a pecuária extensiva é mais barata para o produtor rural, já que ele não precisa investir em maquinários ou suportes mais sofisticados para o seu gado.

Intensiva

Oposta à pecuária extensiva, a principal diferença é o modo de criação do gado. A pecuária intensiva é onde o animal é mantido em áreas menores. Ou seja, em confinamento.

Assim, o gado é separado em lotes e criados em piquete, curral ou baias. Separados em diversos segmentos, inclusive os gados de corte e leite. Além disso, a alimentação é balanceada, realizada em cochos com foco no objetivo do gado.

Ou seja, o gado de corte tem a alimentação baseada no engorda e em diminuir o tempo de abate. Já a alimentação do gado de leite tem como objetivo aumentar a produção de leite das vacas. Para alcançar esses objetivos, o produtor rural faz uso de alguns suplementos, sempre indicados por veterinários e especialistas da área.

Além disso, como os animais estão em confinamento, fica mais fácil verificar a saúde do animal, se a alimentação está correta e se o gado está se desenvolvendo. Assim, o animal se torna mais produtivo e rentável.

Benefícios da tecnologia para a pecuária

A pecuária intensiva utiliza de algumas tecnologias que auxiliam na criação do gado. Uma das técnicas utilizadas é a manipulação genética, que consiste na inseminação artificial para criar animais mais desenvolvidos e com melhorias para o pecuarista.

Com essa técnica cria-se animais mais resistentes, com carne mais macia e com melhor desempenho na produção de leite.

Além disso, é possível monitorar os animais e, com o equipamento correto, aumentar a produtividade. Porém, para obter sucesso nesse sistema, o pecuarista precisa dispor de mão de obra especializada, o que gera mais gastos.

No entanto, as vantagens em criar o gado no sistema intensivo são inúmeras. Embora o pecuarista gaste mais, o retorno é maior. Afinal, os animais criados se destacam dos demais.

Tem interesse na compra de gado?

No Buscar Rural você encontra diversos anúncios, além de poder anunciar o seu produto, sendo gado ou não.

Se ainda não conhece, acesse nosso site ou baixe o nosso app e faça parte da revolução do agronegócio.

 

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email