Mudanças climáticas interferem na produtividade das lavouras

Mudanças climáticas interferem na produção das lavouras

Diversos aplicativos e uso de tecnologias ajudam a monitorar mudanças climáticas

O Brasil vem passando pela pior crise hídrica em 91 anos, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A estiagem, além de impactar na geração e custo da energia elétrica, também afeta diretamente na produção de alimentos, ou seja, no setor do agronegócio nacional. As mudanças climáticas afetam café, milho, entre outras lavouras. Para auxiliar o agricultor nesta tarefa de acompanhar a meteorologia, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) atua com sistema de monitoramento contínuo do clima em todo Brasil.

O agronegócio registrou retração na safra de milho deste ano, que demandava muita água e teve perdas consideradas muito graves. A seca veio rebaixando níveis de produtividade em até 50% do que estava previsto. A previsão seria de 9 milhões de toneladas e resultou em 4 milhões de toneladas. O que fez subir o preço do milho.

Um dos meios do produtor de enfrentar a falta de chuva é o uso racional da água, com retenção de maior volume nas propriedades do que escoamento, técnica do plantio direto, que guarda carbono e água no solo, novas obras de irrigação, melhor aproveitamento da água nos mananciais e devolver essa água para o ciclo natural, além do uso das tecnologias disponíveis.

Mudanças climáticas, como geada, afetam café no Brasil

Ao longo das estradas do sul de Minas Gerais, o maior centro cafeicultor do país, é fácil avistar manchas marrons entre as plantas enfileiradas. A marca da queimada não vem do fogo, mas da geada, registrada no fim da temporada de colheita e que trouxe impactos devastadores, principalmente, aos produtores familiares.

No cafezal de Alessandro Miranda, em Nova Resende, os efeitos da baixa temperatura no inverno atingiram metade da plantação antes da retirada dos grãos maduros.
A repercussão na safra atual ainda está sendo calculada. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) informou que um novo levantamento será divulgado no fim de setembro. O último boletim, feito em maio, antes da geada, previa um volume de 48 milhões de sacas, 33 milhões do tipo arábica e 15 milhões do tipo conilon, total 22% abaixo da temporada passada. A maior preocupação, no entanto, é com os frutos que virão. A aguardada chuva, já atrasada no calendário, será um indicativo de quantos pés poderão ser recuperados com podas e quantos foram perdidos em definitivo.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. A maior parte dos grãos verdes segue para Alemanha e Itália – que processam, torram, moem, empacotam e vendem o produto. Em todo o território brasileiro, 265 mil propriedades rurais se dedicam ao cultivo, segundo o Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Há 30 anos, o café era produzido principalmente em grandes propriedades. Mas elas se fragmentaram, e aumentou o número de pequenos produtores. Por isso o impacto social da geada é grande.

Mudanças meteorológicas provocam geada em plantações.

Calor e tempo seco prejudicam as lavouras brasileiras

Após uma onda de calor extremamente forte quebrar recordes de temperatura em todo o país, a situação adversa já está causando problemas no início da safra 2020/2021.

No Mato Grosso do Sul, muitos produtores de soja continuam com as atividades de plantio interrompidas devido à falta de chuva na região e o calor excessivo, que ameaçam estragar as sementes.

Por enquanto não há necessidade de replantio, mas se as chuvas não retornarem na segunda quinzena de outubro, os produtores podem perder as sementes plantadas, que já começam a germinar.

A produção de trigo sul-americana também pode ser prejudicada pelas altas temperaturas. Na Argentina, a falta de chuvas faz com que cerca de metade das lavouras esteja em situação regular a ruim, e menos de um décimo das lavouras está em situação excelente, cenário que indica um grande déficit na produção do país.

Possibilidade de negócio: consumo interno do trigo é maior que produção

Outras culturas também devem ser prejudicadas. O grande calor e a baixa umidade acumulada no solo podem abortar o afloramento de parte das lavouras de laranja. As áreas de cana-de-açúcar instaladas nos últimos meses também podem acabar perdendo soqueiras

Com a consolidação das previsões de La Niña este ano, no entanto, a tendência é que as temperaturas fiquem mais amenas ao longo desta safra. Alguns dos impactos conhecidos do La Niña são a redução das temperaturas no centro-sul do Brasil e o aumento na incidência de chuvas no extremo norte do país.

Ainda assim, o fenômeno só deve começar a agir efetivamente no clima brasileiro dentro de alguns meses.

Granizo na região sul

As fortes chuvas que afetaram São José dos Ausentes, em meados de setembro passado, no nordeste do Rio Grande do Sul, com pedras de granizo do tamanho de ovos de galinha, causaram estragos tão intensos nas lavouras que muitos produtores deram como certa a perda total de suas plantações. De acordo com os especialistas do Climatempo, a causa das fortes chuvas foi a formação de um ciclone extratropical, que vai dar origem a uma frente fria que avança para o Sudeste.

Terreno é testado como cobaia na França

Redes antigelo, modificação da altura dos caules, implantação de novas cepas: na vinha de Beaujolais, um terreno é usado como “cobaia” para testar diferentes às mudanças climáticas, como o objetivo de ajudar os cultivadores a se adaptarem aos sobressaltos do clima. O experimento vem sendo acompanhado pelo Sicarex, órgão técnico a serviço dos vinhos de Beaujolais.

Inmet lança aplicativo sobre mudanças climáticas para produtor rural

Com o auxílio de um aplicativo, produtores rurais de todo o Brasil terão informações atualizadas sobre a previsão do tempo em sua localidade e considerando os diferenciais da produção. É o que prevê a ferramenta Agromet, lançada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Por meio de um portal e um aplicativo, será possível acessar um mapa navegável de previsão de chuva, temperatura e umidade para os próximos sete dias.

O diferencial do aplicativo Agromet será a opção de incluir áreas produtoras de culturas como algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, culturas de inverno e culturas de verão (primeira e segunda safra) aos mapas de previsão. Além disso, ao clicar em qualquer ponto do mapa o usuário terá acesso à previsão do tempo para sete dias daquele ponto.

Também será possível acessar dados observados em tempo real nas Estações Meteorológicas do Inmet, imagens de satélite em tempo real, previsão de chuva, temperatura do ar e umidade relativa para sete dias e possibilidade de sobreposição de informações (diferentes camadas no mapa)

O Mapa está disponível em mapas.inmet.gov.br, no portal do Inmet e no aplicativo de Previsão de Tempo: Inmet disponível para Android e IOS.

Climatempo

O Climatempo é uma empresa brasileira que oferece serviços meteorológicos há mais de 30 anos. Atualmente, gratuito, em língua portuguesa e disponível para celulares Android e iOS, é um dos aplicativos para monitorar o clima.

Esse aplicativo é uma ótima ferramenta para o campo uma vez que, com ele você pode acompanhar de forma simples e intuitiva, condições atuais do tempo, inclusive na própria tela inicial do celular. Além de oferecer a previsão do tempo por hora, permite fazer a previsão para os próximos 14 dias, em cada período do dia, trazendo informações sobre a quantidade estimada de chuvas e a umidade relativa do ar.

Vale lembrar que saber esses dados com antecedência pode ser decisivo para realizar algum procedimento na cultura ou mesmo realizar a colheita com segurança. Para isso, o Climatempo utiliza imagens de satélite localizados em todo Brasil e registram núcleos de tempestades com análises de meteorologias, garantindo a confiabilidade.

AccuWeather verifica mudanças climáticas

aplicativo AccuWeather é disponibilizado pela empresa de mesmo nome que, de origem estadunidense, presta serviços de previsão do tempo em todo o mundo. É também gratuito, possui a versão em língua portuguesa e possui exibição da primeira tela do celular de informações como condição e temperatura atual e também a sensação térmica. Nesse aplicativo também é possível encontrar um resumo dos próximos dias com indicação se o tempo será chuvoso ou agradável e informações como umidade, índice UV, velocidade e direção do vento, nebulosidade, ponto do orvalho, pressão e visibilidade.

Você pode adicionar a sua cidade como favorita e fazer o monitoramento por hora ou verificar as mudanças climáticas para os próximos 15 dias. Outra vantagem desse aplicativo é que, de posse de dados importantes sobre algum evento climático, como uma tempestade, você pode compartilhar com outros produtores, alertando sobre os perigos.

Fontes: Canal Rural, Agropos e Embrapa

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email