plantação de amendoim

Amendoim, uma potência da exportação!

O amendoim é um dos grãos com elevada capacidade de produção que é exportado e produzido em várias partes do País e tem sua procura em alta

No Brasil e no mundo, o consumo de amendoim é bastante difundido, podendo variar entre as formas de se consumir o grão, seja ele torrado, cozido, em forma de xerém (são pedacinhos pequenos sem sal, próprios para cobertura de sorvetes, receitas de bolos, tortas e outras que levam amendoim), na farinha e como óleo. De acordo com a Embrapa, o óleo de amendoim pode ser um grande substituto nutricional do azeite de oliva, sendo um aliado para auxiliar no controle de doenças cardíacas. Além disso, o grão é rico em vitamina E, um composto antioxidante responsável por minimizar chances de câncer, diabetes e doenças autoimunes.

O amendoim é bastante consumido pelos brasileiros em forma de bolos e doces como paçocas, pés de moleque, pés de moça e até em preparações salgadas, como o amendoim cozido é tradicionalmente consumido na região nordeste, em época de festas juninas.

Tortinha de amendoim

Amendoim: um grão poderoso

No que tange a agricultura, o grão é uma explosão em termos de números e alcance. O amendoim é uma oleaginosa bastante conhecida no Brasil e no mundo. Sua origem, no entanto, é incerta, podendo ter como local de surgimento os vales do rio Paraná e Paraguai.  A única certeza é a de que a planta é de origem sul americana. Existem registros de que os povos nativos brasileiros consumiam o grão desde meados do século XVI.

No século XVIII, o amendoim foi levado à Europa; no século seguinte, se difundiu do Brasil para o continente africano e do Peru para demais regiões da ásia, como as Filipinas, China, Japão e Índia.

Nos dias atuais, o amendoim ocupa a posição de commodity, sendo exportada para países da Europa e do continente africano. A oleaginosa ainda conta com uma importante função na rotação com a cana de açúcar, trazendo benefícios para ambas as culturas.

Destinos das exportações brasileiras de amendoim

Em 1972 o Brasil teve uma participação grande na produção de amendoim mundial, chegando ao sétimo lugar da lista. No entanto, devido a contaminação de grãos por aflatoxina e a maior disposição para o plantio de soja desestimularam o plantio de amendoim. A partir de 1974, a área plantada e a produção de amendoim tiveram uma grande queda, seguindo assim até então.

No ano de 2019, o Brasil conseguiu fechar na décima quarta posição no ranking mundial de produção da oleaginosa, além de ser o sexto maior exportador. O total de amendoim processado exportado, já chegou a 5 mil toneladas, e o valor correspondente a US$9,8 milhões. O amendoim brasileiro tem ganhado cada vez mais destaque na comunidade internacional devido a alta qualidade da produção de grãos.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) a área plantada de amendoim, no ano de 2020, foi de 160,5 mil hectares. Um estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB) nos mostra que em uma década, a importação de amendoim passou de 56 países, em 2010, para 100 países, em 2020. Com relação a exportação de amendoim, o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking internacional, sendo seguido pela Índia, Estados Unidos, China e Argentina.

Produção de amendoim no Brasil

O Brasil conta com um programa de monitoramento da segurança alimentar de produtos à base de amendoim, chamado Programa Pró Amendoim. Esse programa existe desde 2001, por iniciativa da ABICAB. O programa conta com um selo de Qualidade Certificada Pró Amendoim ABICAB que certifica as empresas que atendem aos requisitos legislativos e boas práticas de fabricação.

São feitas coletas trimestrais de produtos de amendoim em diferentes pontos de venda do país, obrigatoriamente de empresas que fazem e das que não fazem parte do programa. Os produtos são analisados por laboratórios certificados pelo INMETRO.

Colheitadeiras elevam a agricultura mundial

De acordo com dados da CONAB referentes a estimativa para março de 2021, a região brasileira com a maior produção de amendoim foi o centro-sul, tendo São Paulo como maior município produtor, responsável por 93% da produção nacional. Em seguida, temos o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná e Minas Gerais como grandes produtores.

A maior demanda de produção é encontrada no Sudeste, representando 548,1 mil toneladas, segundo dados da CONAB do ano passado.

Quantidade de amendoim exportado pelo Brasil

Em análise aos últimos 10 anos, considerando os derivados da commodity, o saldo do período ficou em superávit de US $438 milhões. Ocupando o quinto lugar com relação à exportação de grãos, o Brasil foi responsável por enviar cerca de US $230 milhões para fora do país.

Durante a pandemia, em 2021, a exportação de amendoim aumentou cerca de 12% com relação ao período de janeiro a abril de 2020, segundo a ComexStat.

A Rússia é uma grande importadora de amendoins, com 36% dos valores exportados, seguida pela Argélia, que conta com 16%, e a Holanda, com 10%.

Conheça as regiões de plantação do grão

Em 2018, a cidade de Jaboticabal, situada no interior de São Paulo, foi eleita a capital do amendoim, devido à sua participação bastante significativa no mercado. “De cada quatro toneladas que o Brasil exporta, uma é produzida aqui”, diz Fabiana Gouvêa, diretora da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) Regional Jaboticabal.

No ano seguinte, a produção de amendoins em São Paulo chegou a 602,9 mil toneladas produzidas, em 1,5 mil propriedades localizadas ao interior, nas cidades de Jaboticabal, Presidente Prudente, Tupã, Marília, Barretos, São José do Rio Preto, Assis, Lins, Catanduva e Ribeirão Preto.

Em 2020, com exceção à Catanduva e Ribeirão Preto, as cidades já citadas são algumas das que se mantêm firmes na produção de amendoim.

Opção de recuperação do solo após a cana

A exportação de amendoim tem sido uma alternativa para aumento da produtividade e renda da lavoura. O grão propõe grandes ganhos agronômicos, podendo preparar determinados tipos de solo para a recepção da monocultura de cana de açúcar, reduzindo os custos desta atividade para o cultivo.

De acordo com a CONAB, cerca de 90% da produção de amendoim acontece em áreas de rotação de cultura da cana, especialmente na região de Jaboticabal-SP. Nessa cidade está localizada a Cooperativa Agroindustrial (Coplana), a maior comercializadora do grão no país. Com uma área aproximada de 20 mil hectares, a Coplana recebeu 82.219 toneladas de amendoim em casca, em volume de produto limpo e seco.

Plantando: o preparo do solo

Para garantir que a sua plantação do grão vingue, são necessários alguns cuidados, como: prover o nivelamento necessário do solo, evitando a formação de torrões; atentar-se para a umidade do solo, que deve ser o equilíbrio entre seco e úmido; realizar o controle de plantas invasoras; dependendo da declividade do terreno, implementação de curvas de nível a fim de que a erosão do solo seja evitada.

Durante a fase de plantio é importante realizar uma limpeza criteriosa dos equipamentos, bem como a adubação adequada, com base em análises químicas do solo. Também é necessário usar sementes produzidas em conformidade com a Lei nº 10.711, de 5 de agosto de 2003, previamente tratadas com fungicidas.

Links de referência:

www.revistacampoenegocios.com.br

www.spo.cnptia.embrapa.br

www.canaonline.com.br

www.g1.globo.com

www.revistacultivar.com.br

www.revistagloborural.globo.com

www.iea.agricultura.sp.gov.br

www.iea.sp.gov.br

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email