Pessoa finalizando a colheita de algumas frutas, como: maçã, laranja e uva.

Produção de frutas bate recordes no Brasil em 2021

No Brasil, quando se fala em produção e exportação de frutas, é comum lembrar das laranjas, já que o país é campeão mundial.

A estimativa do Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura, para a safra 2021/22, é uma produção de 294,1 milhões de caixas de 40,8 quilos. Isso na área que engloba o no cinturão citrícola de São Paulo, Triângulo e Sudoeste de Minas Gerais.

De acordo com a Abrafrutas – Associação Brasileira dos Exportadores de Frutas, o país embarcou, no primeiro trimestre de 2021, 245 mil toneladas de frutas. Isso significa que as frutas brasileiras exportadas somaram 193 milhões de dólares.

Seis frutas mais exportadas

Confira em quantidade, as seis frutas mais exportadas:

  • Melões – mais de 73 milhões de toneladas;
  • Limões e limas – mais de 30 mil toneladas;
  • Maçãs – mais de 30 mil toneladas;
  • Mangas – mais de 25 mil toneladas;
  • Melancias – mais de 25 mil toneladas; e
  • Bananas – mais de 21 mil toneladas.

Entretanto, um destaque é o volume de exportação de maçãs no período, que subiu 89% quando comparado com 2020, que foi de 16 mil toneladas.

De acordo com a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, a Europa é o principal destino das frutas brasileiras, em especial os Países Baixos, Reino Unido e Espanha.

Várias caixas de maçãs próximas ao pomar que foram colhidas.
Várias caixas de maçãs no pomar. A fruta teve destaque positivo em 2021.

Frutas

Os três maiores produtores mundiais de frutas são China, Índia e Brasil, somando mais de 45% do total. Enquanto a China se destaca também nas exportações, Índia e Brasil são focados em atender o mercado interno. Com isso, o mercado brasileiro de frutas tem muito que crescer, seja na produção ou exportação.

Um levantamento feito pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostrou que em 2020 o campeão nacional em produção foi o estado de São Paulo, que tem uma vasta plantação de laranja. Em segundo lugar aparece a Bahia.

E é justamente na divisa entre os estados da Bahia e Pernambuco que fica o maior polo da fruticultura brasileira. A cidade baiana de Juazeiro concentra boa parte dos produtores de frutas frescas, entre os municípios que integram o chamado Submédio São Francisco, O faturamento registrado anualmente fica em torno de R$ 2 bilhões somente com a produção de manga e uva.

A economia local é bastante impactada pela produção das frutas, sendo que a região gera 250 mil empregos diretos e outros 950 mil indiretos.

Cultivo

Se você pensa em investir no cultivo de frutas, o momento é agora.

Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os benefícios do consumo de frutas e hortaliças, a ONU – Organização das Nações Unidas estabeleceu 2021 como o “Ano Internacional das Frutas e Vegetais”.

E assim, também chama a atenção do mundo todo para melhorar as infraestruturas e práticas agrícolas, apoiando os pequenos agricultores a investirem no cultivo.

A maior parte das frutas brasileiras é produzida pela agricultura familiar. Um exemplo é que 80% dos morangos são cultivados por esses agricultores, que também lideram no cultivo da uva, maracujá e abacaxi. Quem busca o plantio de frutas como forma de renda, deve estar atento aos detalhes antes de iniciar o plantio.

Agricultura familiar é responsável por levar renda a milhões de produtores

Escolha a fruta de acordo com clima da região, área disponível e particularidades de cada espécie. Lembre-se que esse tipo de planta é capaz de armazenar nutrientes, de um ano para outro, em suas raízes, caule e até folhas, então é preciso cuidar bem do solo.

Para lavouras maiores é importante investir em tecnologia e maquinário específico, que atenda as necessidades das plantas frutíferas, sendo que os tratores são usados em diversas operações, por exemplo.

Fique atento para os chamados tratores fruteiros ou cafeeiros que são estreitos e mais indicados para grande parte das funções de lida com frutas.

O Buscar Rural tem opções ideais de maquinários para ajudá-lo no cultivo. Além de ser uma plataforma segura para você negociar, comprar e vender.

Fontes – Canal Rural; Governo do Brasil; Abrafrutas; Governo do Estado do Paraná; Revista da Fruta; TMF Fertilizantes; Grupo Cultivar; e Governo da Bahia.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email