trabalhadores do campo devem estar atentos à saúde da pele

Trabalhadores do campo devem estar atentos à saúde da pele

Pessoas que se expõem muito ao ar livre, como os trabalhadores do campo, devem ter cuidados extras com a saúde, principalmente com a pele.

Isso porque, ao longo do dia, ela fica exposta à radiação UVA e UVB dos raios solares e também à poluição, excesso ou falta de umidade entre outros.

Neste blog post você vai saber o que é preciso para proteger a pele destes agentes externos e ter uma boa saúde.

 

Como os trabalhadores rurais devem proteger a pele

 

1 – Use filtro solar para proteger a pele

Quem trabalha no campo não pode abrir mão do protetor solar. E não é só isso! Ele deve ser de uma marca boa e com FPS de no mínimo 30 ou mais. O ideal é escolher um produto com textura mais leve para que ele não incomode durante as tarefas do dia.

De acordo com orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) esse filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas. Isso porque as altas temperaturas e a movimentação fazem o corpo transpirar mais. A reaplicação também deve ser feita toda a vez que alguma parte do corpo for molhada como as mãos e o rosto.

Os trabalhadores também não devem se esquecer das orelhas, ombro e nuca que costumam ser negligenciados.

Caso essas orientações não forem seguidas, quem trabalha ao ar livre corre o risco de envelhecimento precoce, aparecimento de pintas e manchas, insolação e o mais grave: câncer de pele.

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.

 

2 – Uso de roupas adequadas ajuda na proteção da pele

Sabemos que o Brasil é um país tropical, com altas temperaturas na maior parte do ano. Porém os trabalhadores rurais devem se proteger ao máximo quando estiverem exercendo suas atividades ao ar livre.

Além de roupas especiais que já contêm filtro solar, o ideal é abusar dos acessórios como bonés, chapéus e óculos escuros para proteger os olhos.

As camisetas devem ter mangas compridas e os bonés, se possível, com proteção para a nuca. Os sapatos também devem cobrir completamente a pele dos pés. As bermudas são indicadas, porém é preciso cobrir as pernas com filtro solar.

Atenção também para o excesso de umidade que pode contribuir para a proliferação de fungos. O ideal é manter sempre que possível os pés e mãos secos.

No caso dos trabalhadores rurais, a Norma Regulamentadora (NR) 31 da Constituição Federal afirma que o protetor solar, assim como as vestimentas adequadas, são obrigação do empregador.

 

 

3 – Hidratação

Como já vimos, quem exerce atividades ao ar livre transpira mais e consequentemente perde mais líquidos.

Por isso os trabalhadores do campo devem ter água sempre à disposição para se hidratarem.

Entre os sintomas de desidratação estão: tontura, falta de concentração, queda da pressão, aumento do esforço cardíaco e até cálculos renais.

O ideal para quem trabalha ao ar livre no campo é beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia.

Para incentivar o consumo de água, uma boa dica é programar o alarme do relógio para fazer paradas em intervalos regulares. Assim além de se hidratar o trabalhador pode repor as energias.

 

O que diz a Legislação

A NR-21, da Constituição Federal, é específica a respeito de trabalho ao ar livre, ou trabalho a céu aberto e abre possibilidades para o adicional de insalubridade, estabelecendo a prevenção com medidas especiais contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes.

Mas o Tribunal Superior do Trabalho (TST) não vê o trabalho ao ar livre ou a céu aberto necessariamente como insalubre. Segundo eles, está previsto na NR-15 que o trabalho ao ar livre não garante o adicional de insalubridade, pois a prova técnica varia de acordo com o dia, a hora e as condições climáticas vividas pelo profissional.

 

Conclusão
Como vimos, proteger a saúde do trabalhador rural é uma prática prevista em lei e deve ser cumprida. Além disso o próprio colaborador também deve estar atento à própria saúde. Assim todos saem ganhando!

 

Fontes pesquisadas:

bbifiltracao.com.br

ifepqv.com.br

salubrita.com.br

drrafaelsato.com.br

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email