saiba como evitar acidentes de trabalho na piscicultura

Saiba como evitar acidentes de trabalho na piscicultura

Todos os trabalhadores correm um certo risco de acidentes de trabalho. No entanto, na piscicultura é preciso muito cuidado, pois esta atividade envolve alguns perigos bem particulares. Neste blog post você vai saber quais são estes riscos e como evitá-los!

 

Mas antes, o que é a segurança do trabalho?

 

É um conjunto de medidas para prevenir acidentes trabalhistas e que envolve vários aspectos entre eles: técnicos, educacionais, médicos e até psicológicos. Tudo para que o trabalhador possa exercer sua atividade da melhor forma possível sem correr riscos de acidentes.

Também faz parte das ações da segurança do trabalho ter um ambiente adequado, sem condições inseguras que possam causar acidentes para o trabalhador. E mais: eles devem ser instruídos sobre a implantação e prática de medidas preventivas.

 

O que diz a legislação sobre o trabalho

 

A criação de peixes (piscicultura) deve seguir a Norma Regulamentadora (NR) 31.1 que trata da Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura. Ela estabelece os princípios a serem seguidos na organização e no ambiente de trabalho.

Esta norma prevê a utilização de equipamento de segurança individual (EPI) e mais especificamente, para a piscicultura, os trabalhadores devem usar protetor solar, boné árabe (com proteção para o pescoço e nuca), calça impermeável de PVC, e mangote com luvas.

 

Quais os riscos para os piscicultores durante o trabalho?

 

Quem trabalha com o manejo de peixes, ao ar livre está sujeito aos mais variados tipos de acidentes de trabalho. Conheça os principais:

 

1 – Ergonomia

A postura inadequada do corpo durante o trabalho pode causar lesões, dores e gerar grande incômodo aos trabalhadores. Para evitar isso, eles devem ser orientados sobre paradas programadas para não ficar muito tempo na mesma posição e fazer alongamentos.

 

2 – Ambiente

A proximidade de mares e rios e o constante contato com a água podem trazer riscos como:

– Afogamento:  se o trabalhador cair na água acidentalmente e não souber nadar, corre o risco de morrer por afogamento. Para evitar que isso aconteça é necessário usar o colete salva-vidas durante a função. Também é recomendado a presença de uma equipe de resgate no local;

– Exposição ao sol: é comum que os piscicultores passem grande parte do dia ao sol. Sabemos que isso pode causar envelhecimento precoce e até risco de câncer de pele. Nesse caso o ideal é se proteger usando, além do protetor solar, roupas adequadas como aquelas com filtro solar e não esquecer também da cabeça e da nuca. A longa exposição solar também traz o risco de desidratação e insolação. Por isso os trabalhadores devem beber bastante água durante todo o turno.

 

3 – Ferramentas

Os piscicultores também estão sujeitos a acidentes que podem ser causados por máquinas e ferramentas utilizadas no trabalho. O barulho excessivo, por exemplo, pode levar a problemas de audição. Isso pode ser evitado com o uso de protetores auriculares.

E mais: para manter a água limpa, alguns piscicultores fazem uso de produtos químicos variados que podem agredir a pele e as vias aéreas. Nesses casos o trabalhador deve usar luvas e máscara.

 

4 – Riscos biológicos

Trabalhando em contato com a água e ao ar live, os piscicultores também estão sujeitos a riscos biológicos como o contato com bactérias, fungos e animais peçonhentos. Mais uma vez nesse caso o uso de equipamentos de proteção como luvas é fundamental.

 

5 – Peixes

Algumas espécies de peixes trazem um risco maior para os piscicultores. Entre elas estão:

– Atum vermelho: costuma ter altos índices de contaminação por mercúrio;

– Panga: há grandes chances desta espécie estar contaminada por vermes;

– Bagre: tem muitos espinhos internos e externos;

– Baiacu: tem em seu organismo uma perigosa toxina;

 

 

Como você viu, o piscicultor está sujeito à muitos riscos de acidentes durante o trabalho.

Para evitar que isso aconteça, os produtores devem oferecer todos os equipamentos de segurança adequados e orientá-los sobre o uso correto destes equipamentos.

Também é recomendável a realização de palestras de segurança do trabalho com profissionais de área para esclarecê-los e tirar dúvidas!

 

Fontes pesquisadas:

 

criacaodepeixes.com.br

canalrural.com.br

sansuy.com.br

aquaculturebrasil.com

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email