conheça as vantagens da bubalinocultura e saiba mais sobre esta espécie

Conheça as vantagens da bubalinocultura e saiba mais sobre esta espécie

Você sabe o que é bubalinocultura? Não se preocupe. Se você não é do ramo dificilmente vai saber que se trata da criação de búfalos. Mas quais as vantagens dessa espécie? É vantajoso? O que podemos extrair dos búfalos e por onde começar? Acompanhe este blog post e saiba a resposta para esta e outras perguntas.  

A Bubalinocultura no Brasil

  É uma boa hora para seu um búfalo em nosso país. Apesar do porte e da aparência de bravos, eles são extremamente dóceis e retribuem os cuidados que recebem. De acordo com especialistas, tanto nas pequenas quanto grandes propriedades estes animais criam uma relação de afeto com os produtores. Além disso a maioria respeita as boas práticas de manejo dos animais. Eles são muito bem tratados. Mas os búfalos também movimentam a economia. São mais de 18 mil bubalinocultores que gerenciam um rebanho de três milhões de animais. Isso gera para o Brasil, líder no setor no ocidente, R$ 1 bilhão por ano. Os búfalos são criados em todas as regiões do país e ajudaram a alavancar a economia de regiões menos favorecidas como o Vale do Ribeira e o Vale do Paraíba, os dois no estado de São Paulo.  

O que os búfalos produzem?

Das 19 raças existentes no mundo, quatro delas são criadas aqui: Carabao (de origem filipina), Jafarabadi a Murrah (Índia) e a Mediterrânea (de origem italiana). Com exceção da Carabao, todas as outras raças produzem carne e leite, mas todas também podem ser usadas para tração. Na produção de carne uma das vantagens é que os búfalos têm um crescimento e engorda rápidos. E mais: sua carne tem 40% menos colesterol, 55% menos calorias e 11% a mais de proteínas se comparada a carne bovina. O leite e derivados das búfalas também é muito apreciado. Além de ser mais concentrado do que o das vacas, tem mais gordura e rende o dobro. Destaque para a mussarela de búfala que faz muito sucesso na culinária.  

Como criar búfalos?

  Se você está pensando em começar na bubalinocultura conheça algumas particularidades destes animais e como criá-los!   – Alojamentos: devem ter uma parte coberta e outra ao ar live com acesso à água limpa para se refrescarem e beber. Eles não precisam ficar necessariamente em baias; – Cuidados sanitários: o controle sanitário do rebanho deve ser feito periodicamente. Isso porque esta espécie pode contrair um verme chamado Neoascaris vitulorum que pode ser passado da mãe para o filhote búfalo. Para evitar que isso aconteça é preciso vermifugar os animais; O criador também deve estar atento à brucelose e à febre aftosa, doenças que também atacam estes animais. A prevenção é feita por meio de vacinas. Também é necessário que o local esteja sempre limpo e com alimentação adequada; – Suplementos: além das pastagens, a alimentação dos búfalos pode ser reforçada com suplementos alimentares. Eles podem ser cana-de-açúcar, milho, mandioca, farelo de algodão, soja, ureia, entre outros; – Ciclo de vida: as fêmeas podem produzir até 25 crias ao longo do ciclo reprodutivo. A primeira gestação pode acontecer a partir dos três anos de idade; – Leite: cada búfala pode produzir de sete a oito litros de leite por dia. Para fazer um quilo de mussarela de boa qualidade são necessários cerca de 10 litros; – Criação: búfalos costumam se dar bem com vacas e bois e podem ser criados no mesmo espaço; – Novos animais: antes de introduzir um novo animal no rebanho, certifique-se de que ele esteja saudável para não comprometer a saúde dos outros animais; – Associação: no Brasil existe a Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, que pode ajudar com orientações para manejo e criação.   Fontes pesquisadas:   portaldoagronegocio.com.br canalrural.com.br crmvsp.gov.br cpt.com.br

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email