conheça 5 raças de cães perfeitas para o pastoreio

Conheça 5 raças de cães perfeitas para o pastoreio

Dizem que o cão é o melhor amigo do homem. Mas também pode ser um ótimo parceiro do produtor rural. Isso porque existem raças que ajudam em várias tarefas nas propriedades rurais como pastoreio e segurança.

De acordo com os veterinários, os cães de porte grande são os mais indicados para este trabalho. Eles devem ser capazes de conduzir, proteger e reunir o rebanho.

Além disso, um bom cão para ajudar no trabalho rural deve ter outras características como resistência a variações climáticas, força, obediência, companheirismo e capacidade de se dar bem com outros animais.

Apesar de algumas raças já terem este perfil, é possível adestrar um cão para que ele desenvolva estas habilidades.

Uma das grandes vantagens desse tipo de cão é que, além de ser um ótimo companheiro, ele ajuda a reduzir os custos com mão de obra.

Neste blog post você vai saber mais sobre este assunto: melhores raças para estas funções, características e treinamento.

 

Conheça as melhores raças para pastoreio e guarda

 

1 – Border Collie

Além de ser um cão muito bonito, com pelagem que varia entre o branco, preto e bege, ele foi especialmente desenvolvido para este trabalho.

A raça surgiu na Escócia e chegou ao Brasil há cerca de 15 anos. O Border Collie é considerado um dos cães mais inteligentes do mundo: aprende os comandos bem rapidamente e obedece aos comandos de voz.

Ele pode ser usado para pastorear vários rebanhos como ovelhas, gado e até cavalos.

Outra grande vantagem é que ele pode ficar a mais de 500 metros longe do tutor e, mesmo assim, conduzir cerca de 300 ovelhas ou até 100 cabeças de gado.

2 – Ovelheiro-Gaúcho

Como o próprio nome sugere esta raça tem origem na região dos pampas no Rio Grande do Sul, mas pode ser encontrado em várias partes do país.

Ele é uma mistura de border collie e pastor alemão e, depois de treinado, consegue fazer o pastoreio de forma bem eficiente.

Uma das grandes vantagens dessa raça é a resistência: ele pode pastorear por dias em ambientes hostis e ficar solto no campo.

A desvantagem é que ele pode latir um pouco e deve ficar ao lado do tutor. Além disso, são necessárias de 4 a 5 espécies desta raça para fazer o pastoreio das ovelhas.

3 – Boiadeiro Australiano

Também é conhecido como Cattle Dog ou Blue Heeler (pelo azulado) ou Red Heeler (pelo avermelhado). Essa espécie australiana tem tamanho grande, porém é baixo, tem pelo curto e em tons de preto ou vermelho, cinza e branco.

Seu comportamento é parecido com o “ovelheiro gaúcho” pois ele pastoreia empurrando o gado para o condutor. Ele também pode latir para chamar a atenção do rebanho quando necessário.

4 – Kelpie Australiano

Se você conhece o doberman então vai achar uma semelhança entre essa raça e o Kelpie Australiano. Suas orelhas são longas e pontudas e o pelo é escuro. Também originário da Austrália, tem ótimas características de um cão de pastoreio: ele consegue buscar e reunir um rebanho rapidamente.

5 – Maremano

Esta raça originária da Itália está sendo cada vez mais utilizada para o pastoreio de ovinos. Por sua pelagem clara ele se confunde com os animais, mas está sempre pronto para defender o rebanho, podendo até enfrentar onças. Outra vantagem é que o Maremano também é ótimo para defender a propriedade e faz rondas em longas distâncias.

 

Como treinar um cão para o pastoreio e segurança?

 

Como você viu, algumas raças já nascem com as caraterísticas necessárias para o trabalho do campo.

Mesmo assim alguns animais podem precisar de adestramento específico, feito por profissionais da área.

O treinamento começa quando o animal tem cerca de um ano e envolve o aprendizado de comandos de voz para que ele os obedeça.

Em seguida são ensinados ao cão os comandos visuais, como os gestos do tutor.

Depois que os animais aprenderam os comandos, eles vão para o pasto aprender na prática a conduzir os rebanhos.

O importante é que este trabalho seja feito observando o bem-estar do cão e jamais usando de maus-tratos durante o treinamento.

 

Fontes pesquisadas:

cptcursospresenciais.com.br

globorural.globo.com

pastoextraordinario.com.br

revistaagropecuaria.com.br

rastrorural.com.br

patasdacasa.com.br

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email