flores floricultura promete crescer 6% ao ano até 2026

Floricultura promete crescer 6% ao ano até 2026

Estamos na primavera, época em que as flores tomam as ruas, praças e a decoração de nossas casas.

Quem é que não gosta de flores? Além de lindas, elas trazem aromas e são símbolo de amor, amizade, festa e comemorações!

Mas você sabe quais são as principais flores produzidas no Brasil? E quanto este mercado está crescendo por ano?

Fique com a gente para conhecer melhor este mercado que traz beleza e movimenta a economia do nosso país.

 

 

Mercado de flores no Brasil

 

Quando se fala em produção e venda de flores no país, existem algumas curiosidades.

O Brasil tem mais de 8 mil produtores de flores e plantas ornamentais que ocupam 15.600 hectares. São cultivadas mais de 2,5 mil espécies com valor comercial.

Nossa floricultura é responsável por 209 mil empregos diretos. Desse total 81 mil são para a produção, 9 mil na distribuição, 112 mil no varejo e 7 mil em outras funções.

O Estado de São Paulo, com a famosa cidade de Holambra, é o que mais produz flores. Além disso, nesta cidade é realizada, todos os anos, a Exploflora que traz as novidades do setor reunindo mais de 300 mil pessoas por final de semana.

A cidade, que era uma fazenda holandesa, hoje é responsável por grande parte da produção de flores.

Junto com Atibaia e mais outros 20 municípios próximos, está o circuito das flores que, juntos, são responsáveis por 60% de toda produção do país.

Depois do Estado de São Paulo, os principais estados produtores são: Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

 

Prejuízos com a pandemia

 

Com o perdão do trocadilho, nem tudo são flores. Infelizmente o setor foi um dos mais afetados pela pandemia do COVID-19.

Isso porque as medidas de isolamento social proibiram a realização de eventos como casamentos e festas entre outros, que têm grande demanda pelo produto.

Nesses dois anos de pandemia estima-se que os produtores tenham perdido entre 10 a 30% da produção. Além disso, muitos tiveram que reduzir pessoal e carga horária dos trabalhadores.

A boa noticia é que para este ano o mercado está em recuperação. As datas comemorativas como dia da mulher, das mães e dos namorados já aumentaram as vendas em comparação com os anos de 2020 e 2021.

Isso sem falar nos outros eventos que vão acontecer até o fim de ano como formaturas, natal e ano-novo, que também usam muitas flores.

 

Flores mais cultivadas no Brasil

 

As rosas são as flores preferidas dos brasileiros. Depois vêm os crisântemos, gérberas e lírios, que são as chamadas flores de corte.

Entre as flores para os vasos as mais cultivadas são as violetas, o kalanchoe e a begônia.

Mas impossível falar de flores sem citar as orquídeas, que também fazem muito sucesso em nosso país. Só aqui são mais de 2.600 espécies catalogadas.

Entre as preferidas estão a Cattleya labiata conhecida pelos tons branco e lilás, a Cattleya walkeriana, toda em tons rosa e a orquídea chuva de ouro, em tons de amarelo.

 

O futuro da floricultura

 

Como vimos, depois de dois anos difíceis, a economia do setor está reagindo. Além disso este ano está sendo generoso, a boa quantidade de chuvas tornou o clima propício para esta cultura.

E os números prometem. Segundo estimativas da FNF Research, o mercado de flores e plantas ornamentais deve crescer cerca de 6% ao ano até 2026.

Apesar disso o setor sofre com as mesmas dificuldades do agronegócio: aumento dos insumos como caixas de papelão, fertilizantes, vasos e mudas, além da logística que requer cuidados especiais.

De acordo com especialistas a solução é investir mais em tecnologias para aumentar a rentabilidade e começar a exportar mais.

Atualmente, quase toda a produção do país atende ao mercado interno. Uma boa solução é concentrar as exportações para os países vizinhos que, além da ausência de tarifas, são mais próximos.

 

 

Fontes pesquisadas:

itau.com.br

domaniconsultoria.com

decorfacil.com

abcgarden.com.br

canalrural.com.br

holambrense.com.br

alavoura.com.br

cpt.com.br/noticias

cnabrasil.org.br

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email