doenças em bovinos causam prejuízos ao produtor

Doenças em bovinos causam prejuízos ao produtor

Muitas doenças em bovinos podem ser evitadas, mas é necessário entender alguns fatores

Pesquisa recente do IBGE mostrou que em 2021 o Brasil bateu recorde na produção de bovinos com 224,6 milhões de animais. É um aumento de 3,1% em comparação com o ano anterior.

O setor movimenta bem a economia do Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), nossa carne é exportada para mais de 150 países.

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mostram que a carne bovina brasileira movimenta cerca de R$ 167,5 bilhões por ano gerando aproximadamente 7 milhões de empregos.

São ótimas notícias, porém para que o setor continue crescendo e gerando lucros é preciso que os produtores cuidem para que o rebanho não fique doente.

 

Cuidados com o gado de corte e leite

 

Várias doenças podem ser evitadas se os produtores tomarem providências para a saúde do rebanho. Entre elas estão:

– Providenciar instalações adequadas para o bem-estar dos animais;

– Respeitar o calendário de vacinação;

– Cuidar da higiene sanitária dos animais;

– Ter um profissional da saúde veterinária para examinar, periodicamente, o rebanho;

– Oferecer uma alimentação adequada aos animais;

– Ter um plano de ação para prevenção e aparecimento de doenças;

– Utilizar sempre a tecnologia para cuidar da boa saúde dos animais

 

Com isso, além de seguir uma agenda de bem-estar animal, você consegue melhorar seus lucros, tanto para o gado de corte, que pode ganhar mais peso, quanto para o de leite.

 

Outros fatores que podem influenciar no aparecimento de doenças

 

Entre estes fatores estão: idade, peso e sexo do animal, instalações, manejo, qualidade de água e comida.

Também é preciso verificar se há doenças nas propriedades vizinhas, o que pode acabar afetando o seu rebanho.

Ao comprar novos animais, não os misture imediatamente com o resto do rebanho antes que eles sejam examinados por um veterinário. Se estiverem doentes eles podem contaminar os outros animais.

 

E quais são as principais doenças que atacam os bovinos?

 

1 – Mastite

Esta doença é a que mais atinge o gado leiteiro. É caracterizada pela inflamação e infecção das glândulas mamárias das vacas por bactérias. Isso faz com que os vasos sanguíneos do local se dilatem fazendo com o que sangue e outras substâncias passem para o leite. Como não é uma doença visível a olho nu o produtor deve sempre ficar de olho na saúde dos animais.

 

2 – Tristeza Parasitária Bovina

Doença que causa vários sintomas como: falta de apetite, respiração ofegante, febre, fraqueza, anemia, constipação, desidratação, falta de apetite entre outros. É disseminada por carrapatos, vetores de protozoários que causam infecção. Alguns fatores podem contribuir para o surgimento da doença como imunidade do rebanho, raça dos animais e até o tipo de pastagem.

 

3 – Brucelose

É uma doença que pode ser transmitida para o homem através da ingestão do leite contaminado, queijo ou contato com o sangue ou esterco. A Brucelose prejudica muito a reprodução dos animais pois provoca a interrupção da gestação entre o 6º e 7º mês.

 

4 – Tuberculose

Assim como a Brucelose, trata-se de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida do animal para o humano. O animal com tuberculose apresenta lesões nos gânglios ou brônquios. Os sintomas são fraqueza, tosse seca e dificuldade para respirar.

Leilão de gado: segmento movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano

5 – Febre Aftosa

É transmitida por um vírus pertencente ao gênero Aphtovirus da família Picornaviridae. Atinge todos os animais que têm casco fendido, incluindo os bovinos. Os principais sintomas são cansaço, anorexia, dificuldade para andar, febre e salivação. Esta doença pode ser evitada com a vacinação a cada seis meses.

 

6 – Botulismo

Doença grave que leva à morte do animal. É causado pela ingestão e absorção intestinal de toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum. Esta doença atinge principalmente animais com dietas pobres em fósforo ou com alimentação inadequada. O botulismo bovino pode ser prevenido através da vacinação.

 

7 – Carrapatos

O Rhipicephalus (Boophilus) microplus é um ectoparasita que atinge rebanho de todo país. O animal doente apresenta perda de peso, redução da produção de leite, baixa qualidade do couro, lesões de pele, anemia, entre outros sintomas. O tratamento é feito com carrapaticidas.

 

Além destes existem ainda outras doenças como doença respiratória bovina, clostridiose, doença do casco, leptospirose entre outras.

É responsabilidade do produtor cuidar bem do rebanho, tanto para o bem-estar dos animais quanto para uma boa produção, seja de carne ou leite.

 

Fontes pesquisadas:

 

fundacaoroge.org.br

agromove.com.br

ecodiagnosticavet.com.br

cptcursospresenciais.com.br

nacaoagro.com.br

girodoboi.com.br

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email